Como o SEO pode ajudar na área da saúde?

Como o SEO pode ajudar na área da saúde?

O que é o SEO?

Também chamado de Search Engine Optimization, o SEO é uma das principais estratégias do marketing digital atualmente, pois, através de técnicas para a criação de sites e conteúdos na web, é possível atingir diversas pessoas. Mas você sabe como o SEO pode ajudar na área da saúde?

como o SEO pode ajudar na área da saúdeDiariamente, muitas pessoas utilizam o Google, o principal buscador da internet, para tirar dúvidas no seu dia a dia ou, até mesmo, encontrar algo que satisfaça sua necessidade naquele momento.

De acordo com a Similarweb, empresa de tecnologia que avalia o tráfego nos sites, somente no primeiro trimestre de 2022, o Google recebeu 260 bilhões de visitas, sendo que 4,36% das procuras no buscador foram realizadas no Brasil, ficando atrás apenas dos EUA, com 27,15% e Índia, que soma 4,43%.

Através das técnicas aplicadas no SEO, a busca por uma palavra ou termo voltado ao seu negócio, como uma especialidade ou tratamento específico, permite que sua clínica seja encontrada entre os principais resultados, promovendo notoriedade e angariando mais pacientes para consumir o serviço oferecido.

Mesmo que o SEO apresente resultados significativos em uma série de negócios, é preciso de uma constante atualização e é algo que não ocorre de uma hora para outra, já que um site novo, por exemplo, precisa ser reconhecido pelo Google e criar sua própria autoridade em um determinado assunto.

Quais os principais fatores de ranqueamento do Google?

como o SEO pode ajudar na área da saúdeO Google avalia uma série de fatores para posicionar o seu site de forma que ele chegue à primeira página e, consequentemente, gere resultados para o meio físico, trazendo mais pacientes e interessados em adquirir seus serviços.

Todas as frentes avaliadas pelo Google fazem parte das técnicas de SEO que utilizamos durante a criação do projeto e precisamos manter em constante atualização para o site continuar relevante perante as diretrizes do buscador.

Separamos os 10 principais fatores de ranqueamento analisados pelo Google, lembrando que, no momento,  existem mais de 200 pontos que são avaliados pelo algoritmo de posicionamento.

Autoridade de domínio

Ter um domínio próprio como, por exemplo, www.clinicadesaude.com.br, permite que o Google posicione melhor seu site.

Conteúdo original e de qualidade

Um conteúdo autoral, sem copiar de outros sites, que agregue informações ao leitor, respondendo as principais dúvidas que as pessoas têm quando utilizam os mecanismos de busca também dão uma maior notoriedade à página/ site.

Design intuitivo e responsivo

como o SEO pode ajudar na área da saúdeSites adaptados para celulares são essenciais hoje em dia, sendo um dos principais fatores de ranqueamento do Google, uma vez que grande parte das pessoas realiza as buscas a partir de dispositivos móveis.

O design também é um ponto importante que colabora para a  permanência do usuários no site, permitindo que as pessoas permaneçam mais tempo na página ou até mesmo, naveguem por outras páginas dentro dele.

Page authority

Somando os fatores mencionados, assim como os seguintes, a autoridade da página com relação às informações fornecidas, assim como seu design intuitivo responsivo, presença das palavras-chave no conteúdo e no título, dão mais credibilidade ao Google. Isso melhora o posicionamento do site à medida que as visitas crescem em função destas técnicas mencionadas.

Palavra-chave no conteúdo

como o SEO pode ajudar na área da saúdeA palavra-chave no conteúdo e nos subtítulos das páginas influenciam diretamente no mecanismo de busca, sendo um fator fundamental para que o SEO seja feito adequadamente e traga os resultados esperados.

Na prática, quando pessoas procuram por “aparelhos ortodônticos” ou “odontopediatra” no Google, quando as palavras-chave estão bem distribuídas e são utilizadas corretamente, o buscador prioriza a página da sua clínica nos primeiros resultados de busca.

Palavra-chave no título

A palavra-chave no título define o termo que será buscado pelas pessoas e isso permite que sua página seja encontrada com mais facilidade. Relevância de links

Incluir links de conteúdos  específicos que ligam um assunto a outro, ou o compartilhamento em outras plataformas, favorece um maior acesso ao site e promove a navegação entre páginas.

Tamanho do conteúdo

O ideal é que o conteúdo seja algo denso e informativo, assim ele terá mais chances de aparecer nos primeiros resultados do Google do que aqueles que são mais curtos e abordam temas específicos superficialmente.

Tempo de permanência na página

como o SEO pode ajudar na área da saúdeConhecida também como bouncing, a métrica do tempo de permanência nas páginas é importante para o Google, pois a partir deste tipo de informação, é possível avaliar o comportamento dos usuários.

Se este tempo estiver baixo, é preciso pensar em novas abordagens para tornar o conteúdo e o design mais atrativos e agradáveis para quem aporta em uma respectiva página ou site.

Velocidade de carregamento da página

Páginas muito lentas, mal otimizadas, fazem o usuário perder o interesse naquilo que está procurando e o Google também pune sites com um carregamento muito demorado.

Por isso, é importante ter uma hospedagem confiável para o seu domínio, além de otimizar o peso das imagens que estão presentes na página para tornar a visita mais dinâmica e fácil.

Na Q.Com, pensamos em todos estes fatores e criamos sites com páginas responsivas para que, à medida que atualizamos constantemente o conteúdo e monitoramos as métricas apresentadas com base nos aspectos que o Google avalia, seja possível otimizar ao máximo o site do seu negócio.

Ter a presença digital, especialmente quando voltado para o segmento da saúde, é fundamental não só para divulgar o seu negócio no meio, mas também para trazer possíveis pacientes que serão convertidos a partir da visita ao seu site.

A Q.Com é uma agência focada em soluções inovadoras voltadas para o Makerting na Saúde, com o objetivo de alavancar a marca para angariar novos públicos para o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos serviços.