O que é SEO

Saiba tudo sobre SEO e como ele pode te ajudar

O SEO tem papel fundamental na divulgação do negócio/marca no meio digital, tornando a clínica, consultório ou profissional, notórios perante o principal buscador do mundo, o Google.

Através das buscas realizadas e as estratégias de Search Engine Optimization feitas, aparecer na primeira página do buscador irá influenciar diretamente na captação de novos clientes/pacientes, tornando a sua clínica uma referência no meio digital, impactando no meio físico.

Sabendo da importância do SEO, separamos os principais temas para que você possa entender mais sobre e como isso pode ajudar a melhorar o seu negócio no meio digital.

o que é SEO

O que é SEO

Também chamado de Search Engine Optimization, o SEO envolve uma série de técnicas de marketing digital para melhorar o posicionamento de blogs, páginas e sites, a fim de melhorar os acessos e, consequentemente, proporcionar resultados orgânicos.

o que é SEOAlém de atuar no aspecto orgânico, que envolvem acessos por pessoas interessadas no seu conteúdo, o SEO também atua como uma forma de divulgar a marca para os usuários, tornando-a conhecida, em alguns casos, lucrativa.

Criado em 1991, mas popularizado somente em 1996 esta estratégia surgiu a partir da necessidade de estruturar a navegação entre as páginas para deixar tudo o mais intuitivo possível para o usuário.

Sergey Brin e Larry Page, os pioneiros na criação de um buscador com estratégias de SEO para facilitar os resultados para os usuários, fundaram a BackRub, que logo em seguida se tornou o Google, o buscador mais popular do mundo.

Embora o Google seja o mais popular, outros buscadores também utilizam o SEO, como o Bing e Yahoo, este último foi um dos pioneiros na otimização de busca na internet já nos anos 90.

Desde a sua criação, o Search Engine Optmization está em constante evolução, tendo em vista que as tendências orgânicas mudam e a tecnologia também, possibilitando novas estratégias e conceitos.

Com tal evolução, especialmente por conta da Inteligência Artificial (IA), os fatores de ranqueamento podem mudar, além disso, a experiência do usuário deve se tornar cada vez mais personalizada, uma vez que o Google leva em consideração as avaliações constantes feitas pelo usuário, especialmente no que diz respeito à pesquisa de produtos.

Como as ferramentas de busca funcionam

Os buscadores, especialmente o Google, realizam uma varredura constante em toda a sua rede para avaliar os fatores de ranqueamento das páginas e mudar a classificação a partir da página de resultados de busca.

o que é SEOO Google é o buscador mais acessado do mundo, com cerca de 260 bilhões de visitas no primeiro trimestre de 2022, segundo o site Smilarweb, que monitora uma série de aspectos na internet.

Só o Brasil, ainda segundo o site de dados, cerca de 4,36% do total de todas as buscas feitas acontece aqui, ficando atrás apenas da e Índia (4,43%) e dos Estados Unidos (27,15%), que lidera a porcentagem de acessos.

Por isso, ser relevante perante as condições do Google é fundamental para melhorar o negócio através do meio digital, uma vez que os usuários tendem a acessar os primeiros três links que aparecem de sugestão na busca.

Segundo o Advanced Web Ranking e a Resultados Digitais, 1 a cada 3 cliques acontecem no primeiro link disponível na busca do Google e, para um determinado site chegar nessa posição, é preciso atender as técnicas de SEO para que o resultado seja atingido.

Para que a página consiga atingir o objetivo de estar na primeira página do principal buscador do mundo, é preciso atender a algumas exigências, sendo elas:

  • Rastreamento;
  • Indexação;
  • Exibição de resultados.

O rastreamento é a etapa onde os robôs do Google fazem uma avaliação constante, que analisa se o conteúdo e estrutura estão de acordo, a quantidade do número de acessos àquela página, presença de links e se houve sites que foram criados ou adicionados.

Caso o blog, página ou site atenda às exigências do buscador com um trabalho de SEO bem definido, a URL (ex. www.seunegocio.com.br) é indexado no banco de dados.

Com isso, quando a pesquisa for feita pelo usuário, o Google irá determinar quais páginas são mais relevantes e que deverão atender aos fatores de ranqueamento que são exigidos pelo buscador para que o conteúdo chegue à primeira página.

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SEO on page e SEO off page: o que é?

Como o nome sugere, o SEO on page possui tudo o que você faz dentro da página, com técnicas que se somam com a estratégia e conteúdo, por isso, é preciso pensar na construção de uma página como um todo para torná-la intuitiva para o usuário, com uma linguagem clara e de fácil compreensão.

o que é SEOApesar de as palavras-chave serem importantes, elas se somam a uma série de outros fatores na construção de uma página atrativa perante os buscadores, pois a presença de imagens, vídeos e até mesmo a frequência que o conteúdo é postado, influenciam nos acessos orgânicos.

Por sua vez, o SEO off page envolve o que é feito fora da página, como redes sociais, avaliações positivas no Google, menções à marca em outros sites sem links. Todos esses fatores irão influenciar os usuários a pesquisarem sobre o determinado site/página que é referência, transmitindo autoridade.

Fatores de ranqueamento do SEO on page

Existem mais de 200 fatores de ranqueamento do Google e eles são avaliados constantemente. Contudo, os principais são:

  • Conteúdo;
  • Heading tags (títulos e subtítulos nas páginas);
  • Imagens;
  • Rich snippets (breve descrição do que o usuário vai encontrar na página antes de acessá-la);
  • Título e meta descrição;
  • URLs.

Como já mencionado, a soma destes e outros fatores de SEO, influenciam diretamente no posicionamento da página e, caso não atendem a estas exigências, o conteúdo será prejudicado pela falta de acessos.

Fatores de ranqueamento do SEO off page

Os fatores de ranqueamento off page envolvem a autoridade que a sua marca tem com base em:

  • Buscas diretas ao conteúdo;
  • Contexto dos backlinks;
  • Diversidade de backlinks;
  • Menções à marca;
  • Provas sociais (avaliações nas redes ou no Google vindas dos usuários).

Para contextualizar, backlinks são sugestões para estimular o leitor a procurar mais sobre um determinado assunto dentro da página e isso é fundamental para melhorar a navegação do usuário e proporcionar a difusão da marca.

Como você deve começar sua estratégia de SEO

Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao pontapé inicial, por isso, é fundamental ter uma agência de Marketing Digital especializada para ajudar e traçar o planejamento junto com o cliente.

o que é SEONa Q.Com, contamos com profissionais especializados em marketing para a saúde, que irão traçar estratégias de SEO para que o seu negócio seja notado no meio digital e traga frutos para a sua clínica ou consultório.

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Para começar a estratégia de Search Engine Optimization, a pessoa deve:

Definir seus objetivos

A definição de seus objetivos são fundamentais para a estratégia de SEO e para isso, é preciso saber o que estas técnicas podem fazer para seu blog, site ou página, sendo estas possibilidades:

  • Aumentar a autoridade da marca;
  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Gerar mais leads;
  • Gerar mais vendas;
  • Reduzir o custo de investimento para converter um cliente.

Com base esses objetivos, é possível avaliar se os resultados surtiram efeito ao final do processo ou se estas estratégias precisam ser repensadas para melhorar o posicionamento orgânico da página.

Ter em mente uma pesona

A persona é a criação de um cliente fictício, mas ideal para a empresa, com dúvidas, dores e necessidades para consumir os serviços que o negócio oferece.

Construir uma persona possibilita que as estratégias de Search Engine Optimization sejam feitas com base no público que a empresa quer impactar, influenciando na forma de comunicar e também no uso das palavras-chave para a criação de conteúdo relevante para as necessidades da persona.

Vale destacar que, apesar de o SEO exigir uma estratégia minuciosa e bem trabalhada, os resultados não ocorrem do dia para a noite, tendo em vista de que é preciso um constante trabalho e ajustes pontuais para que o blog, página ou site atendam às exigências dos buscadores. Por isso, a paciência é um fator primordial para o sucesso das técnicas.

Como o SEO atua no marketing para a saúde

homem e mulher discutindo estratégias de marketingNo que diz respeito ao marketing para a saúde, as estratégias de SEO mencionadas auxiliam na divulgação da marca/ consultório para trazer mais pacientes.

Divulgar a clínica, profissionais que compõem o corpo clínico, páginas com especialidades e tratamentos para os mais diversos problemas possibilita um site com um conteúdo bem estruturado e de acordo com as necessidades dos usuários.

Neste meio, criar uma autoridade no assunto que envolve o bem-estar das pessoas, é fundamental e através da otimização para os buscadores de busca em conjunto com uma agência de marketing digital experiente, permitem resultados significativos.

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Por isso, a Q.Com está atenta aos mínimos detalhes para atender às exigências do Google para criar um site completo, com um conteúdo atrativo, navegação intuitiva e de qualidade para que os usuários possam ser convertidos em pacientes.

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