Tráfego pago para clínicas e empresas da área da saúde

Conheça as principais estratégias de tráfego pago para a área da saúde

As estratégias de tráfego pago surgem como primeira alternativa para quem deseja movimentar a sua presença digital. Mas, será que elas realmente valem a pena?

Se você é um empreendedor da área da saúde ou deseja impulsionar os resultados da sua clínica, é bem provável que você já tenha se deparado com a alternativa de trabalhar com tráfego pago. Apesar de ser uma opção que agrada aos olhos de qualquer leigo, nem sempre esta é a estratégia ideal para o seu tipo de negócio, principalmente neste segmento do mercado.

Então, como saber se o tráfego pago é a melhor escolha para sua clínica? A resposta para essa e outras perguntas você vai encontrar neste conteúdo exclusivo que a Q.com preparou sobre o tema. Preparado? Vamos nessa!

tráfego pago para clínicas e empresas da área da saúde

O que é tráfego pago

Primeiramente, é importante saber o que este termo significa. O tráfego pago é como chamamos o público que chega ao seu site ou redes sociais através de estratégias que demandam investimentos financeiros. Isso significa que é possível conquistar tráfego gratuitamente? Sim, mas vamos falar sobre isto mais adiante.

Existem diversas formas de você atrair pessoas para o seu negócio com estratégias de tráfego pago, sendo a mais popular delas a rede de anúncios de links patrocinados do Google – ou Google Ads, para os íntimos. Também é possível fazer esse trabalho de captação em outras plataformas, como o Meta Ads (pertencente ao mesmo grupo de Instagram e Facebook) e o LinkedIn Ads.

Como funcionam as estratégias de tráfego pago

tráfego pago para clínicas e empresas da área da saúdeO modus operandi de uma boa estratégia de tráfego pago vai depender do público que a sua clínica quer impactar. A forma com que cada agência de marketing trabalha é distinta, mas podemos dizer que aqui na Q.com nós fazemos a construção de uma persona – que nada mais é do que um arquétipo fictício do que seria o cliente atual.

Nesse modelo, tudo começa por um estudo para descobrir onde o público está presente, qual o tipo de conteúdo que ele gosta de consumir e como a nossa agência pode ser útil para ele. Por exemplo, onde uma clínica (neste caso o profissional responsável) que está procurando aperfeiçoar o seu marketing digital vai fazer a sua pesquisa? Após entender o comportamento deste potencial cliente, será feita uma análise de como está a concorrência e quanto de orçamento teremos que disponibilizar para alcançar os resultados que consideramos ideais.

O trabalho com as clínicas e empresas da área da saúde não é diferente. Neste caso, é feito um estudo ainda mais profundo, que está ligado diretamente com o comportamento da pessoa de acordo com as suas mais variadas características. Quanto mais segmentado for o serviço, e mais próximo for o nosso conceito da persona do real público ideal do nosso cliente, melhores serão os resultados da campanha de tráfego pago.

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Qual a melhor plataforma para se trabalhar com tráfego pago

tráfego pago para clínicas e empresas da área da saúdeA resposta para essa pergunta vai depender exclusivamente do comportamento do seu público. Por exemplo, se o seu negócio é uma clínica estética, é bem provável que o seu público seja alguém preocupado com a sua imagem e goste de consumir conteúdo relacionado à beleza – sendo assim, o Instagram é o ideal.

Agora, digamos que a sua clínica oferece um serviço bem específico, como cirurgias ortopédicas. Neste caso, podemos supor que o paciente vai fazer uma busca para encontrar profissionais que possam resolver o seu problema de forma direta, sendo que as campanhas de tráfego pago devem ser trabalhadas pelo Google.

Entretanto, nem sempre as campanhas de tráfego pago serão a melhor alternativa para o seu negócio. Por ser um público bem variado, por mais que a campanha seja segmentada, você ainda corre o risco de encontrar pessoas que priorizem preço ao invés de qualidade. Isso significa que se você é uma clínica que oferece serviços de saúde de forma particular e busca um perfil de paciente que saiba valorizar a importância dos serviços oferecidos, as campanhas de tráfego pago podem trazer resultados aquém do satisfatório.

Você não precisa apenas do tráfego pago para conquistar novos clientes

Como falamos anteriormente, é possível atrair novos visitantes para o site ou redes sociais da sua clínica sem depender exclusivamente das estratégias de tráfego pago – e o melhor de tudo, sem investir em anúncios. Nestes casos, é utilizada uma técnica chamada Search Engine Optimization, o popular SEO, que, na tradução livre, significa otimização para o mecanismo de busca”.

Este é um tema bem amplo e complexo. Porém, de forma resumida, podemos dizer que uma estratégia de SEO depende exclusivamente de conteúdos criados com base no funcionamento do algoritmo de posicionamento do Google – este que é o responsável por levar a sua página às primeiras posições no mecanismo de pesquisa, sem precisar pagar por isso.

A importância do SEO na prática

Para facilitar, segue aí um exemplo:

tráfego pago para clínicas e empresas da área da saúdeUma pessoa que está com dor de dente vai pesquisar no Google um consultório perto da casa dela. As primeiras opções, onde está escrito anúncio abaixo do link, pertencem a clínicas que pagaram para estar lá, em uma espécie de leilão. Quanto mais alto for o lance, melhor posicionada estará a clínica.

Abaixo desses resultados pagos, o Google utiliza um mecanismo que faz uma matemática complexa para classificar os melhores resultados para a busca do usuário levando em consideração pontos como: o número de vezes que o termo aparece na página, o tempo de carregamento, a quantidade de acessos feitos por pessoas com pesquisas similares e o tempo que cada uma delas passa dentro da página.

Isso significa que, com um trabalho bem feito de SEO, é possível que o site da sua clínica alcance a primeira página do Google sem ter que pagar pelas visitas ou impressões.

De qualquer forma, esta é uma estratégia que, apesar de não exigir investimentos financeiros, depende do desenvolvimento de conteúdo, que deverá abastecer de forma contínua o seu site com materiais que sejam, ao mesmo tempo, atrativos para quem lê e atinja uma boa “pontuação” nos requisitos de posicionamento do Google para alcançar as primeiras posições.

Como saber se o tráfego pago é a melhor opção para minha clínica

Se você está na dúvida, ou pretende fazer o trabalho de tráfego pago por conta própria, o melhor é não apostar. Uma campanha bem feita demanda um trabalho sofisticado, que vai muito além de pagar um boleto e esperar a magia acontecer.

Na maioria das vezes, essas experiências trazem resultados desagradáveis, que traumatizam a pessoa (o dentista, ou dono do negócio) a trabalhar com o tráfego pago – fechando assim uma porta que oferece inúmeras oportunidades de crescimento. Por isso, o melhor a se fazer é buscar auxílio profissional, para guiar a sua clínica no caminho certo rumo aos seus objetivos, sejam eles voltados ao fortalecimento da sua marca ou simplesmente na conquista de novos pacientes recorrentes.

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