Top 4 redes sociais: qual a melhor para a área da saúde?

Top 4 redes sociais: qual a melhor para a área da saúde?

A importância das redes sociais para a área da saúde

As redes sociais se tornaram fundamentais para a divulgação e afirmação de uma série de marcas e pessoas nos últimos anos. Na área da saúde, isso não é diferente, já que muitos profissionais ganharam notoriedade informando e interagindo fazendo o uso de seus conhecimentos para divulgação em várias das redes disponíveis atualmente.

qual a melhor rede social para a área da saúdeTer uma presença no meio digital é um fator imprescindível para angariar novos pacientes e ter reconhecimento na marca, tendo em vista que à medida que um conteúdo vindo de pessoas com autoridade no assunto, passando credibilidade à clínica ou profissional, faz com que a procura pelos seus serviços aumente.

Vale destacar que as redes sociais são apenas uma das formas de melhorar a sua presença no meio digital, tendo em vista que sites ou landing pages também auxiliam neste papel.

Quais as principais redes sociais na área da saúde?

Separamos as principais redes sociais utilizadas na área da saúde e os dados apresentados serão com base em uma pesquisa feita pela Digital, empresa que monitora o crescimento e a atividade das redes pelo mundo, incluindo o Brasil.

Instagram

qual a melhor rede social para a área da saúdeCom 113.5 milhões de usuários, o Instagram é uma plataforma voltada para vídeos e fotos e atualmente permite o compartilhamento de até 10 posts em formato de carrossel, possibilitando divulgar com mais abrangência o seu conteúdo.

Esta plataforma permite criar campanhas pagas para divulgar um determinado serviço, a fim de atrair e converter mais pacientes para a clínica.

Facebook

Seguindo a mesma premissa do Instagram, mas de forma mais aprofundada em informações sobre seus usuários, o Facebook conta com 109 milhões pessoas que acessam a rede social diariamente no Brasil em 2023, sendo outra ferramenta essencial para a divulgação e atração de novos públicos para a área da saúde.

Assim como o Instagram, é possível investir em campanhas pagas para impulsionar e atingir o público necessário com postagens específicas, de acordo com o planejamento de Marketing Digital traçado.

WhatsApp

qual a melhor rede social para a área da saúdeA rede social mais usada no Brasil atualmente, com cerca de 169 milhões de usuários, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens, mas que é considerado uma rede social atualmente, uma vez que possibilita a criação de grupos, envio de fotos e vídeos, permitindo um contato mais personalizado com um possível paciente.

Com sua função Business, é possível criar um perfil totalmente dedicado à clínica, incluir localização e serviços. Esta ferramenta é essencial atualmente para entrar em contato com novos pacientes e receber mensagens de pessoas interessadas a partir das campanhas feitas em outras redes sociais.

YouTube

Embora seja uma rede social mais segmentada, visto que o seu conteúdo se restringe a produção de vídeos, o YouTube é muito popular no Brasil, somando 142 milhões de usuários que consomem os mais diversos conteúdos postados na plataforma.

A produção de conteúdo para o YouTube, especialmente na área da saúde, de cunho informativo ou até mesmo conscientizador, é uma alternativa para popularizar sua imagem e aproximar o público da clínica, tendo em vista que são pessoas falando para outras pessoas, promovendo humanização neste contato.

Afinal, qual é a melhor rede social para a área da saúde?

Apesar de todas estas informações sobre as redes sociais, não existe uma ideal, já que é preciso realizar um planejamento estratégico para atingir um público específico nas determinadas plataformas disponíveis e isso irá variar de acordo com o público que a pessoa quer atingir.

qual a melhor rede social para a área da saúdeDentre os mais usados atualmente, o Facebook e o Instagram são as redes onde os profissionais da saúde mais atuam, devido à variedade de formatos aceitos (fotos e vídeos) por ambas as plataformas.

Quando falamos em WhatsApp, essa rede social tão utilizada no Brasil é mais indicada para clínicas e profissionais que já tenham uma base de pacientes ou estão utilizando ferramentas para captação de dados via redes sociais com campanhas pagas ou páginas específicas no Google.

Por sua vez, o YouTube é uma plataforma de vídeos, onde grande parte do público consome uma série de conteúdos voltados para o entretenimento, mas também há canais voltados para a informação, sendo uma ferramenta útil para aqueles que não têm receio em aparecer na frente das câmeras.

Vale ressaltar que, embora resultados significativos possam ser alcançados através do trabalho constante nas redes sociais, não é algo que ocorre em um estalar de dedos, tendo em vista que há todo um processo de firmação da clínica nesse meio, então é preciso paciência em um primeiro momento.

Em suma, todas as redes sociais oferecem benefícios desde que a estratégia para atingir novos públicos ou até mesmo àqueles mais fiéis seja bem estruturada e definida junto do planejamento de Marketing Digital.

A Q.Com é uma agência focada em soluções inovadoras voltadas para o Makerting na Saúde, com o objetivo de alavancar a marca para angariar novos públicos para o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos serviços.