Como definir uma marca para a sua clínica?

Como definir uma marca para a sua clínica?

O que é identidade visual?

A identidade visual envolve elementos gráficos e visuais para transmitir uma mensagem ao consumidor de forma indireta, mostrando o estilo do negócio e até mesmo a qual segmento que ele está integrado através da marca.

Como definir uma marca para sua clínicaA junção de elementos gráficos, com a tipografia adequada, somada com as cores que representam o negócio/ segmento no qual está inserido, permite a criação de uma identidade visual coerente e atrativa para quem deseja consumir os serviços oferecidos por aquela marca.

O principal foco deste trabalho visual é gerar empatia e fazer com que os clientes identifiquem a marca facilmente, transparecendo o que o negócio representa, seja uma clínica odontológica, consultório médico ou até mesmo uma loja de artigos esportivos.

Através de um planejamento de marketing adequado, é possível criar uma marca que transmitirá exatamente a essência do negócio e, desta forma, fazer com que as pessoas sejam impactadas por esta comunicação.

Ter uma identidade bem trabalhada permite que o negócio gere credibilidade e atraia mais clientes por conta da fácil identificação com o que a marca transmite para as pessoas.

Apesar de aparentar ser um processo relativamente simples na teoria, a criação de uma identidade visual exige pesquisa e planejamento para que o seu objetivo de impacto e identificação, seja atingido.

Como funciona a criação de uma marca?

Como mencionado, a criação da marca exige planejamento e para isso, é fundamental ter uma agência de marketing com experiência para orientar e determinar uma comunicação visual de acordo com o que o negócio do cliente representa.

Todo o processo pode ser dividido em algumas etapas, sendo elas:

Briefing

O briefing é o momento em que as informações do negócio serão coletadas, desde preferência de cores até ideias que o cliente possa falar para basear o designer responsável pela criação.

Esta etapa é importante, também, para conhecer os conceitos do negócio de maneira em que a forma com que o cliente pensa e enxerga o trabalho, possa ser transmitida na marca.

Qual o objetivo da criação de marca?

Como definir uma marca para sua clínicaEssa é a pergunta que toda pessoa deve se fazer quando desejar criar uma marca, pois desta forma, a agência de marketing conseguirá determinar uma abordagem de acordo com a visão, valores e qual a mensagem a marca irá passar às pessoas.

Criando a marca

Após a definição dos pontos acima, a criação da marca, junto com a identidade visual é feita pelo designer responsável, que irá reunir todas as informações do briefing para criar uma comunicação que transmita exatamente o que o cliente deseja.

Dependendo do tipo de segmento em que o negócio está inserido, seja no ramo da saúde ou construção, por exemplo, a tipografia, fonte e cores serão diferentes, mas sempre considerando as preferências do cliente e tentando chegar a um denominador comum para que a marca transpareça o que a empresa representa, sem sair da sua área de atuação.

Um manual de marca também é feito e neste documento, uma série aspectos técnicos são adicionados para que um padrão seja seguido no momento da utilização da marca, tais como:

  • Cores;
  • Estilo fotográfico;
  • Exemplo de uso;
  • Filtros;
  • Tipografia;
  • Variação de cores na logomarca.

Seguindo este manual, o negócio cria sua personalidade, gerando credibilidade e um vínculo com os clientes, uma vez que a identidade visual é reproduzida em diversas frentes, tanto no meio online quanto offline, como cartões de visita, banners, redes sociais e vídeos.

A importância da marca para a sua clínica

Como definir uma marca para sua clínicaTer uma identidade visual ajuda a sua clínica a criar um vínculo com os pacientes em potencial, pois toda essa comunicação tem o objetivo de transmitir os valores do seu negócio através de cores e formas que compõem a sua marca.

Além disso, ter toda essa comunicação visual bem estruturada por uma agência de marketing especializada, faz com que você tenha mais credibilidade no meio em que sua clínica está inserida, fazendo com que as pessoas associem a marca com o serviço de qualidade prestado.

Ao ter uma marca memorável e de fácil visualização aos pacientes, você também consegue fidelizar seus clientes com maior facilidade e isso permite ampliar seu leque de atendimentos, pois tanto o serviço quanto à marca, estarão associadas facilmente à memória de quem vem ao consultório, gerando mais indicações ou simplesmente o reconhecimento de um paciente satisfeito.

Na Q.Com, contamos com um time que irá auxiliar diretamente na criação de uma identidade visual de acordo com a visão e valores da sua clínica, através de um planejamento 100% personalizado que ira dar uma nova cara ao seu negócio.

A Q.Com é uma agência focada em soluções inovadoras voltadas para o Makerting na Saúde, com o objetivo de alavancar a marca para angariar novos públicos para o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos serviços.