15 set O que é storytelling e como ele pode contribuir para as suas redes sociais?
O que é storytelling?
O storytelling consiste na criação de uma narrativa para transmitir uma mensagem positiva com relação a um serviço ou produto. Toda a criação de uma boa história envolve um ambiente, personagem, conflitos e deve ter um começo, meio e fim, com o objetivo de atingir o leitor ou espectador de forma emocional.
Criar um storytelling adequado possibilita que o cliente se sinta mais atraído pela marca ou serviço que você está oferecendo, pois as histórias contadas a partir deste conceito, são aquelas que se encaixam no cotidiano de uma pessoa comum, algo que permite uma fácil identificação.
Diariamente, todos nós contamos histórias para convencer, entreter e vender, fazendo parte do nosso cotidiano e saber contá-las torna isso único, pois a visão de mundo abordada para transmitir a sua perspectiva é o que irá convencer leads a serem convertidos para seu serviço/ produto.
O que um storytelling deve ter?
Mesmo que não exista um manual de passo a passo de um storytelling, uma boa história deve conter os seguintes pontos:
Mensagem
É possível separar o storytelling em duas partes sendo elas o story e o telling. O story diz respeito ao tipo de mensagem que será transmitida. Por sua vez, o telling é a forma como a mensagem será apresentada ao público.
Em muitos casos, se a história tiver um apelo emocional forte e o telling não for bem executado, ainda assim, o case pode funcionar. No entanto, caso a mensagem que queira transmitir seja fraca, a forma como essa história será contada não irá ajudar.
O principal foco, é contar uma boa história que marque a vida das pessoas, pois estes momentos, dificilmente são esquecidos e por isso, a chance de atingir um grande público para divulgação da marca, produto ou serviço.
Ambiente
O ambiente é onde a história irá se passar e é fundamental que ele seja bem descrito para facilitar a identificação do público.
Personagem
O personagem é aquele que irá encarar toda a jornada e será transformado após o conflito que se dá a partir da mensagem que a sua história quer transmitir ao público.
Conflito
Toda história deve ter um conflito ou um motivo que leve o personagem a percorrer toda a sua jornada em prol de um objetivo.
No storytelling, um conflito muito banal não gera identificação com o público, tendo em vista que a expectativa e o interesse se dão a partir das conquistas mais difíceis e não das mais fáceis.
Desta forma, o conflito que é difícil de ser vencido, exige uma transformação do personagem e é nesse ponto que a história convence o público e desperta emoções marcantes.
Um exemplo claro de storytelling foi feito em 2016 em uma campanha de Dia dos Pais da loja de presentes Imaginarium junto com Marcos Piangers, autor do livro “Papai é Pop”, onde é contada a sensação da paternidade, desafios e o sentimento de ver suas filhas crescerem.
Claramente o vídeo desperta emoções, mas ainda passa a mensagem subliminar do personagem recebendo um presente da loja que conta a história, a fim de transmitir que a ideia de presente ideal, para pais dedicados, que atravessam a difícil, mas gratificante missão da paternidade.
Como contar uma boa história?
Sabemos que o storytelling deve conter elementos já mencionados acima, mas para estruturar uma boa história é necessário que você se atente aos seguintes pontos:
Tenha um começo, meio e fim
Definir uma ordem cronológica é fundamental, pois um começo, meio e fim permite a sensação de uma jornada percorrida pelo personagem até a sua conquista final.
A narrativa deve conduzir o leitor ou espectador sem criar muitas complexidades e encaixar suas partes bem definidas cronologicamente, o que permite o interesse do começo ao fim.
Passe uma mensagem positiva
Transmitir uma mensagem positiva de forma que, ao final da história, a pessoa tenha uma boa sensação ou desperte sentimentos sinceros é fundamental em um bom storytelling.
Os problemas não devem ser mascarados ao longo da história, mas é fundamental que a solução para uma situação adversa seja encontrada ao final de tudo para que a mensagem positiva, seja entregue ao seu destinatário.
Use sua criatividade
Usar a criatividade para criar toda uma situação do cotidiano que deve ser superada pelo personagem na história, incluir reviravoltas ou desfechos inesperados, são fundamentais para prender a atenção do público.
Por isso, conhecer o seu público e ter o direcionamento adequado no momento da criação do storytelling, permitem um resultado positivo para o impacto da história.
O que é storytelling e como ele pode contribuir para as suas redes sociais?
Nas redes sociais, é preciso considerar os elementos de:
- Ambiente;
- Conflito;
- Mensagem;
- Personagem.
Ao incluir estes quatro elementos, não necessariamente nessa ordem, no seu storytelling, é possível impactar seu público e contar uma boa história de superação para atingir a persona (cliente ideal e fictício) para o seu negócio.
Um exemplo de storytelling que pode ser contado é de um personagem que não sorri e também não come nas festas de família ou datas comemorativas por conta da sua falta de dentes.
Após ver seus amigos sorrindo e conversando em uma praça, que é o ambiente, ele percebe que todos estão com novos dentes e decide procurar tratamento.
Nesse momento, o personagem já é visto em uma clínica odontológica, sentado em uma cadeira e conversando com o dentista.
Ao final da história, o personagem é visto em datas comemorativas com sua família sorrindo, junto seus netos e desfrutando no melhor da vida.
Basicamente, o storytelling acima contém as dificuldades do personagem, que é a insegurança para sorrir e dificuldade para comer por conta da sua falta de dentes. Além disso, também é possível observar a solução para o seu problema, que são as próteses dentárias que recuperam suas funções orais e devolvem a alegria no seu cotidiano.
Contar histórias que parecem simples, mas que despertam o interesse do seu público nas redes sociais é fundamental para converter seus leads e ter mais sucesso. Mesmo que a criação destas histórias pareça simples, elas não devem ser utilizadas com frequência, tendo em vista que isso pode se tornar algo genérico para o seu negócio.
É preciso de um planejamento adequado para a criação de um storytelling ideal, que corresponda às suas expectativas e impacte o seu público. Para isso, a Q.com é uma agência de marketing digital que pode te ajudar não só em contar boas histórias, mas também em ter presença no meio digital e angariar novos clientes para o seu negócio.
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