21 jun O que é copywriting e como ele pode ajudar no marketing digital
O que é copywriting?
O copywriting está diretamente ligado ao marketing de forma geral, mas se tornou fundamental no segmento digital a partir da evolução do crescimento e mudanças na comunicação.
Quando falamos em marketing, a escrita tem um papel essencial, tendo em vista que é através dela que transmitimos a mensagem e atingimos o público-alvo.
De forma direta, o copywriting consiste na produção de textos, sejam eles para blogs, slogans, sites, e-books ou posts visando fazer com que o cliente seja guiado para a sua tomada de decisão. Ou seja, que ele seja convencido a adquirir ou consumir seu produto/ serviço.
Vale destacar que o copywriting é muito mais do que vender um produto ou serviço, já que o público mudou e a forma de fazer o marketing também. Por isso, muitos buscam informação e não só uma propaganda, sendo a combinação de ambos a ideal para auxiliar na tomada de decisão do seu cliente/ paciente.
Pontos fundamentais para ter um copywriting adequado
Existem algumas boas práticas que todo copywriter deve adotar durante a criação do seu conteúdo. Como mencionado, é importante criar uma propaganda, mas que agregue valor e informe as pessoas.
Agregue valor
Existem diversas formas de agregar valor, como oferecer algo limitado para o seu público-alvo, criando uma sensação de urgência para adquirir seu produto/ serviço, mas também há outra forma, como oferecendo vantagens limitadas para seus clientes, fazendo com que ele se sinta único e, consequentemente, mais propenso a consumir ou comprar seu produto.
Assuma erros
Todos cometem erros e por mais que esse ponto possa parecer algo prejudicial, é possível tirar proveito disso com a ajuda do copywriting.
Ao assumir seus erros quando os comete, cria-se então, uma empatia com o seu cliente, mostrando que todos estão suscetíveis a esse tipo de deslize.
Como pedido de desculpas pelo erro, é possível contornar essa situação oferecendo uma compensação para seus clientes/ pacientes, promovendo uma relação transparente com o seu público e, apesar do equívoco, criando uma conexão mais próxima.
Conheça o seu público
Saber com quem você está falando é um dos princípios básicos do copywriting, afinal de contas, só é possível convencer as pessoas se você as conhece e é para isso que as personas existem.
As personas são clientes fictícios, mas que são as personalidades ideais de clientes que você almeja para o seu negócio. Desta forma, você consegue criar ações em cima dos anseios e vontades desse modelo de cliente, definindo um tom de voz adequado para o copywriting.
Quando um copywriting é feito com base nessas informações, a comunicação é muito mais assertiva e isso auxilia na tomada de decisão do seu cliente, pois percebe que o texto está conversando e atendendo diretamente às suas necessidades.
Conte histórias
Ao criar uma história utilizando uma situação real do seu negócio ou dos seus próprios pacientes, é possível criar uma identificação com outras pessoas que ainda não conhecem, mas que estão propensas a consumirem seu produto/ serviço.
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Compartilhar anseios, medos e angústias, são pontos válidos a serem explorados no copywriting para a criação de uma história que gere conexão com o público-alvo.
Faça seu cliente se identificar com o que você está dizendo
Apresentar uma solução para as necessidades do paciente faz com que eles tenham mais atenção ao seu conteúdo em vez de destacar caraterísticas ou benefícios de ter um produto/ serviço.
Oferecer uma solução é um aspecto principal para as pessoas serem convencidas e as estratégias de copywriting no marketing digital são fundamentais para auxiliar em uma melhor conversão.
Utilize dados para provar o que você está dizendo
Contar com depoimentos de pacientes é um aspecto fundamental para comprovar a eficácia do seu produto e da qualidade dos seus serviços. Isso faz com que as outras pessoas se interessem mais, por verem outras consumindo e atestando o quanto seu produto/ serviço é eficiente.
Portanto, como falamos nos pontos acima, o copywriting é essencial para o marketing digital, pois é através das técnicas utilizadas nos textos, que conseguimos guiar seus possíveis pacientes para adquirir seu produto ou serviço.
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