01 dez 3 pilares do Inbound Marketing
O que é o Inbound Marketing?
Existe uma visão em que o marketing se resume apenas em divulgar uma marca ou serviço para atrair o cliente. No entanto, quando falamos de Inbound Marketing, esse conceito é um pouco diferente, já que ele envolve o inverso, fazendo com que o cliente procure por você e neste artigo, vamos mostrar os 3 pilares para que isso dê certo.
O Inbound Marketing atua na produção de conteúdos personalizados para atrair as pessoas para um determinado perfil em rede social, site ou blog, criando um relacionamento com o cliente.
Ao notar o conteúdo feito sob medida para ele, o cliente tem o seu interesse despertado, fazendo com que o seu negócio crie credibilidade, alimente o lead e, consequentemente, o converta de forma natural.
Hoje em dia, existe uma série de ações que são mais agressivas no que diz respeito à conversão de clientes, no entanto, isso pode gerar estranheza e interferir nos resultados para a divulgação do seu serviço se for muito forçado para a pessoa.
Por isso, o Inbound Marketing segue uma linha oposta, com o foco em educar o cliente e convertê-lo naturalmente por meio de conteúdos personalizados, fazendo com que ele procure a empresa em vez do negócio ser promovido para atrair.
Como o Inbound Marketing pode ajudar o seu negócio?
Como mencionado, o Inbound Marketing envolve uma série de ações na criação de conteúdos e campanhas personalizadas com o foco em educar e atrair clientes para o seu negócio.
Por meio de um plano estratégico detalhado, é possível determinar o tipo de público-alvo que você deseja impactar para atraí-lo a consumir seus serviços.
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Segundo o portal da Resultados Digitais, referência em Marketing Digital na América Latina, o Inbound é 62% mais barato do que o Marketing convencional, pois a criação de conteúdo 100% personalizado faz com que as pessoas tenham a resposta para suas perguntas, gerando credibilidade para o negócio.
3 Pilares do Inbound Marketing
O Inbound Marketing possui 3 pilares que são essenciais para que a estratégia surta efeito e proporcione os resultados esperados, aqui estão eles:
Atrair
Para atrair clientes, é preciso que você crie uma autoridade online e, para que isso aconteça, é fundamental que o seu negócio esteja presente em diversas frentes do meio digital, tais como:
- Blog;
- Redes sociais
- Site.
Ter os três ou apenas um deles, exigirá que você estabeleça objetivos para atrair o público que você deseja, como a constante produção de conteúdos personalizados, de acordo com as necessidades do cliente ideal que você almeja, além de uma alimentação constante desses materiais que permitem a criação de um relacionamento com os leads.
Quando falamos em blogs e sites, ter um plano estratégico de SEO, com técnicas de palavra-chave, além de outras medidas que auxiliem em uma melhor navegação do usuário, são fundamentais para manter a pessoa por mais tempo dentro de uma determinada página, resultando em interesse pelo conteúdo e, consequentemente, na conversão daquele cliente em potencial.
Agora, no que diz respeito às redes sociais, é preciso criar um conteúdo contínuo, que faça com que o seu negócio estabeleça uma relação com o cliente, atraindo seguidores e curtidas, isso faz com que o perfil tenha mais autoridade e seja ‘lembrado’ quando a necessidade de consumo surgir. Por isso, é fundamental causar uma boa impressão com os perfis, sempre interagindo e falando a mesma língua do público-alvo, o que é determinado a partir de um plano estratégico.
Converter
Após atrair, chegou o momento em que é preciso alimentar o possível lead em um cliente real, que conheça o seu negócio e queira consumir o produto/serviço. Para isso, é necessário criar conteúdo que recompense a pessoa, como ebooks, lives ou convites exclusivos para webinars, medidas que irão responder às perguntas dos clientes e convencê-los a adquirir seus serviços.
Analisar
Mesmo após obter resultados através das estratégias de Inbound Marketing, ao final de cada planejamento, é preciso analisar quais ações são necessárias para melhorar ainda mais essas medidas.
Graças às facilidades das ferramentas online, é possível mensurar e avaliar diversos aspectos das ações adotadas, tais como:
Ações no botão de contato
Ter botões de ‘call to action’, que incentivam o cliente a entrar em contato via WhatsApp, preencher um formulário de contato ou baixar um material rico, são fundamentais. Através das métricas de acesso, é possível avaliar quantas pessoas clicaram e a taxa de conversão dessas que interagiram com o botão.
Engajamento
Avaliar quantas pessoas interagem com o seu conteúdo nas redes sociais, como curtidas em posts sobre determinados assuntos ou novos seguidores, permite reavaliar as estratégias para produzir um conteúdo adequado para que o público engaje.
Links internos
Ter links internos, seja de conteúdos de outros sites ou para outras páginas do seu, permitem que os clientes conheçam mais sobre o trabalho, além de permitir que você ganhe mais credibilidade a partir dessa estratégia perante os buscadores online.
Retorno sobre o investimento
Também chamado de ROI, esse é o retorno do investimento em uma campanha ou estratégia de Inbound Marketing que foi adotada na página, perfil na rede social ou blog.
Tempo dentro da página
O tempo de página é muito importante e, caso ele seja baixo, é um indicador de que as pessoas nem sequer estão lendo o conteúdo, ou seja, não estão sendo informadas/ impactadas.
Com a ajuda dessa métrica, é possível ter uma noção de onde se deve melhorar para a sua estratégia dar certo.
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