O que o conselho da sua área da saúde permite no marketing?

O que o conselho da sua área da saúde permite no marketing?

O que é o Conar?

O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar), é uma ONG que atua na fiscalização ética de propagandas publicitárias no Brasil através das normativas do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Neste artigo, vamos mostrar o que o conselho da sua área da saúde permite sobre o marketing.

Essa organização é financiada por diversas agências de publicidade, empresas e veículos de comunicação, que possibilitam a abertura de processos para avaliação sobre desrespeitos com consumidor em alguma propaganda.

A publicidade na área da saúde

Na área da saúde, a publicidade ganhou força, especialmente, após o período pós-pandemia da COVID-19, sendo uma ferramenta para diversos médicos, dentistas e outros profissionais ganharem notoriedade com a produção de conteúdo nas redes sociais.

O que o conselho da sua área da saúde permite no marketing?Cada segmento possui um código de ética que deve ser respeitado e seguido e, caso haja alguma infração, o profissional pode ser penalizado como, por exemplo, com a perda do direito de exercer sua função.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) é um dos mais conhecidos que definiu diversas orientações sobre o que pode, ou não, em termos de publicidade na área da saúde. Por meio destes, os outros conselhos, como de odontologia e psicologia, seguem as mesmas normativas.

O que não pode de publicidade área da saúde

Existe uma série de restrições na divulgação de conteúdo nas redes sociais em diversas áreas da saúde, dentre os principais, estão:

Anunciar um tratamento ou aparelho como “melhor do que outro”

Falar sobre tratamentos, técnicas ou equipamentos que são melhores do que outras, é uma atitude antiética considerada pelos conselhos e isso pode ser passivo de punição perante a lei da publicidade, junto com a entidade da respectiva área e do Conar.

Divulgar preços

O que o conselho da sua área da saúde permite no marketing?Embora seja muito comum, divulgar preços, descontos ou parcelamento de tratamentos e consultas, não é permitido. Vender consultas de fisioterapia online, por exemplo, é mais um ponto que não é permitido, tendo em vista que esse tipo de acompanhamento é vendido sem o paciente passar por uma avaliação inicial.

Fotos de antes e depois

Talvez esta seja a infração mais comum cometida por diversos profissionais na saúde. Postar fotos de antes e depois, principalmente de tratamentos estéticos, é proibido.

O que o conselho da sua área da saúde permite no marketing?Este tipo de proibição acontece pois ela caracteriza que os mesmos resultados serão garantidos em todos os pacientes, o que não procede, logo que existe uma série de fatores, inclusive biológicos, que contribuem para um resultado.

Não inserir dados profissionais

No momento de realizar as postagens, seja nas redes sociais, site ou blog, é fundamental ter o número de registro do responsável técnico. Isso se faz necessário para o paciente poder, caso queira, buscar informações do profissional.

Prometer resultados

Na saúde, não é possível garantir resultados, já que cada pessoa apresenta uma resposta aos tratamentos. Caso o profissional prometa e ainda mostre as fotos de antes e depois, a pessoa que passar por um procedimento e não ver os mesmos efeitos, pode se sentir enganada e, até mesmo, abrir um processo contra o profissional.

Qual o papel de uma agência de marketing e publicidade?

Mesmo que seja comum ver profissionais cometendo erros internet afora, a consultoria de uma agência especializada em marketing para a área da saúde é fundamental para evitar quaisquer das infrações mencionadas.

+ Consultoria de marketing

Explicar o que pode ou não, é um papel da agência, assim como orientar sobre as implicações que estas atitudes podem levar, judicial e profissionalmente.

Na Agência Q.com, sempre orientamos os clientes, além de explicarmos o que é restrito e as implicações que estas infrações podem levar.

Transmitir esse conhecimento, permite mais confiança e segurança durante a realização de todo o trabalho e isso é muito importante para atingir resultados significativos dentro da lei. Agora que você sabe o que o conselho da sua área da saúde permite no marketing, que tal contar com um time que pode te ajudar?

A Q.Com é uma agência focada em soluções inovadoras voltadas para o Markerting na Saúde, com o objetivo de alavancar a marca para angariar novos públicos para o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos serviços.