27 nov Buscas por saúde e bem-estar aumentam no Google
Não é nenhuma surpresa que o Google é o maior buscador do mundo, não é mesmo? Mas um dado divulgado recentemente em uma pesquisa publicada na 5ª edição do State of Search Brazil e realizada pela agência Hedgehog SEO Experts, apontou que cerca de 47% dos brasileiros pesquisam sobre saúde e bem-estar, sendo segundo tema mais buscado, ficando atrás apenas dos itens de compra.
Esse dado sinaliza que as pessoas estão preocupadas com a sua saúde, tendo em vista que a mesma pesquisa, feita pelo Datafolha em 2022 com 2.041 entrevistados, apontou a mesma porcentagem de usuários e interessados sobre o tema.
Outro aspecto sinalizado pela pesquisa foi que cerca de 42% das pessoas recorrem ao médico de confiança ou ao posto de saúde para tirar suas dúvidas com profissionais da área em vez de consultar o buscador.
Como o segmento da saúde pode aproveitar esse volume de pesquisas?
Apesar do “Dr. Google” ter sido um apelido que se popularizou por conta de as pessoas pesquisarem o que alguns sintomas indicam ou sugestões de medicamentos para tomarem contra uma condição específica, profissionais da saúde podem se beneficiar do volume de pesquisas e constância em que os brasileiros visitam o buscador.
+ Crise na saúde complementar: como o marketing pode te ajudar?
Ter uma presença online vai muito além das redes sociais e os dados do State of Search Brazil provam isso. Portanto, ter uma presença online, com um site bem estruturado, permite que médicos e outros profissionais da saúde sejam a solução para uma pesquisa de um usuário.
Como o SEO pode ajudar sua clínica a aparecer no resultado de buscas?
O SEO, ou Search Engine Optimization, envolve diversas técnicas e ações que melhoram o posicionamento do site perante o Google. Criar páginas robustas, alimentar blogs com novos conteúdos e ter um projeto de fácil navegação, são apenas alguns dos milhares de aspectos em que o algoritmo analisa para ranquear, ou não, o site.
O Google realiza varreduras constantes em sua rede para avaliar os sites que se encaixam nas suas exigências de otimização. Se estiver tudo em ordem, o conteúdo sobe de posição, principalmente se for algo atualizado com novas informações, como um blog, por exemplo.
+ Vale a pena investir em tráfego pago?
Com base nos aspectos mencionados, as chamadas visitas orgânicas acontecem. Elas são visitas de usuários que se interessaram pelo conteúdo no site, diferente do tráfego pago, onde as visitas funcionam com base no investimento feito para o site ser mostrado para mais pessoas.
Qual a consequência das visitas no seu site a partir do Google?
Um fator que o Google e os usuários consideram é a credibilidade. Por isso, um site estruturado, com informações profissionais e embasadas, mostrando como funcionam os tratamentos e explicando as especialidades, por exemplo, transmitem seriedade.
Dentro de páginas em que os tratamentos e especialidades da clínica são explicados, algumas perguntas podem ser respondidas para os usuários e o tom dessa resposta pode fazer com que essa pessoa saia do meio digital e procure o atendimento presencial. Isso porque, através do esclarecimento de dúvidas frequentes, somadas com um perfil profissional contido no site robusto, o possível paciente enxerga valor no que lhe é oferecido e se torna propenso a procurar o atendimento.
Como uma agência de marketing pode te ajudar?
O marketing digital se tornou uma peça fundamental para a área da saúde e por meio de estratégias personalizadas, de acordo com o público-alvo de cada profissional, além de um site devidamente estruturado e pensado na experiência do usuário, é possível conseguir resultados significativos.
A Q.com é uma agência que pensa nos detalhes para a criação de um site personalizado, com conteúdo sob medida para profissionais da saúde, com o conteúdo adequado e técnicas de SEO que irão permitir que você suba no ranking do Google ao longo do tempo.
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