Crise na saúde suplementar: como o marketing pode te ajudar?

Crise na saúde suplementar: como o marketing pode te ajudar?

O segmento da saúde suplementar sofre com uma crise financeira desde o fim da pandemia. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2022, foi registrado um déficit de R$ 11,5 bilhões, sendo o pior resultado desde 2001.

Esse prejuízo aponta apenas os valores com os serviços, mas no resultado geral da pesquisa, que inclui os ganhos, houve um lucro de R$ 2,5 bilhões, número que representa 0,001% de todas as receitas, que atingiram R$ 237,6 bilhões.

Outro dado que a Fenasaúde, entidade responsável por representar os planos de saúde, entre os anos de 2021 e 2022, as receitas no setor da saúde suplementar aumentaram 5,6%, mas as despesas cresceram 11,1%, sinalizando uma crise no meio.

O que pode ter causado a crise na saúde suplementar?

Um dos principais motivos se dá pela diminuição dos exames e cirurgias eletivas durante a pandemia, tendo em vista que muitas pessoas deixaram de realizar os procedimentos em função de uma suspensão nesse período.

Crise na saúde suplementar: como o marketing pode te ajudar?Agora, há uma maior necessidade de realizar cirurgias eletivas, que foram adiadas ou até mesmo procedimentos obrigatórios, tendo em vista que um quadro que poderia ser tratado de forma simples no passado, em decorrência do seu adiamento, agora precisa de uma abordagem mais complexa.

Outro fator que pode ter levado à crise foi que, durante a pandemia, o número de pessoas que tinham planos de saúde individuais teve uma baixa de 283 mil vínculos entre abril e maio de 2020, de acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Mesmo com essa queda em 2020, o IESS computou um crescimento nos beneficiários de planos de saúde em 2023, no entanto, os custos operacionais ainda são o principal problema da saúde suplementar.

Por que investir no marketing digital na área da saúde?

Em meio à crise, uma solução para estar em evidência, é investir no marketing digital, que oferece ações inovadoras para atingir o público-alvo para consumir seus serviços, sejam eles voltados para a saúde estética ou na promoção da qualidade de vida.

Crise na saúde suplementar: como o marketing pode te ajudar?As pessoas estão conectadas constantemente e consomem todo o tipo de conteúdo através da tela dos seus smartphones. Sabendo disso, estar presente nas redes sociais e no meio digital é fundamental para atrair mais leads para o seu negócio.

Com a expertise de um time qualificado, é possível desenvolver uma estratégia sob medida para o seu negócio e, desta forma, atrair os pacientes ideais. A Q.com conta com uma equipe que sabe o que faz e pode te ajudar a melhorar sua presença no meio digital.

Por meio de campanhas direcionadas, a criação de uma marca, identidade visual e um site com a cara da sua clínica ou do seu perfil, conseguimos direcionar para o público-alvo desejado.

Como o marketing digital pode ajudar na saúde suplementar?

O marketing digital pode oferecer diversas ações, tais como:

Criação de conteúdo interativo e que gere engajamento

Com uma equipe de marketing, é possível criar roteiros e estratégias para a criação de vídeos ou outros conteúdos que interajam com o público e gere engajamento, como um quadro com perguntas e respostas comuns dentro da sua área de atuação.

Conteúdo educacional

Crise na saúde suplementar: como o marketing pode te ajudar?Atualmente, as pessoas se baseiam muito pelas informações que existem na internet, mas é preciso de um conteúdo informativo e educacional para transmitir a sua credibilidade para o público.

Criar conteúdo educacional, com ajuda a disseminar o seu conhecimento entre as pessoas, além de fazer com que você se torne uma referência na área por saber educar as pessoas com informações relevantes e que desperte interesse.

Como consequência disso, mais pessoas passarão a consumir os conteúdos educacionais e procurar os serviços da clínica ou do seu consultório para tratar um assunto abordado nas redes sociais, por exemplo.

Experiência mais personalizada para os pacientes

Fazer com que o cliente se sinta único é um dos principais desafios de diversas áreas, como na saúde e no marketing digital. Criar ações específicas para os pacientes, lembrancinhas de aniversário ou de datas comemorativas, são apenas algumas das diversas estratégias que podem ser adotadas para personalizar não só o atendimento, mas o pós-atendimento de quem vêm à clínica ou consultório.

Parcerias com influenciadores da saúde

Ter parcerias com influenciadores ou profissionais renomados no segmento da saúde também é uma estratégia que permite uma divulgação dos seus serviços nas redes sociais.

SEO

o que é SEOO Search Engine Optimization envolve diversas estratégias para a criação de conteúdo e ter um site estruturado com essas diretrizes é fundamental para que seus serviços fiquem em evidência no maior buscador do mundo, o Google.

Criar um conteúdo relevante, com as palavras-chave adequadas, além de um layout responsivo e que transmita a sua imagem, permite que muitas pessoas cheguem até você, sendo uma ferramenta ideal para quem deseja ter mais presença no meio digital.

Com a ajuda da Q.com, criamos um plano estratégico para o seu negócio e te ajudamos a alcançar a relevância no meio digital.

A Q.Com é uma agência focada em soluções inovadoras voltadas para o Makerting na Saúde, com o objetivo de alavancar a marca para angariar novos públicos para o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos serviços.