7 principais erros do marketing de conteúdo e como evitá-los

7 principais erros do marketing de conteúdo e como evitá-los

O que é marketing de conteúdo?

O objetivo do marketing de conteúdo é engajar e através de técnicas para a criação de um conteúdo relevante, que também responda às necessidades de cada cliente ou aqueles em potencial.

Criando um bom conteúdo, que responda e atenda às dores e necessidades dos clientes, a venda do seu produto/ serviço, é apenas uma consequência natural de uma ação bem planejada.

Ao conversar com o seu público-alvo e criar uma conexão próxima ao responder e atender suas necessidades, as pessoas passam a identificar a sua marca, uma vez que você transmite a imagem de autoridade e qualidade.

Mesmo que pareça simples a partir do conceito geral, existem muitos erros que podem ser cometidos ao longo do desenvolvimento da estratégia do marketing de conteúdo e neste artigo, apontaremos os 7 principais erros.

Principais erros do marketing de conteúdo

Existem diversos erros que podem ser cometidos na criação de conteúdo e no seu planejamento. Por isso, separamos 7 e explicaremos como resolvê-los.

1 – Achar que marketing de conteúdo acontece da noite para o dia

7 principais erros do marketing de conteúdo e como evitá-losMuitos clientes têm pressa para ver os resultados do seu investimento no marketing de conteúdo. No entanto, muitos podem se frustrar, já que esse processo de criação leva tempo e não acontece da noite para o dia.

Um acompanhamento constante na produção de conteúdo, seja para blogs ou sites, já que é preciso que o Google, o principal buscador da web, reconheça a sua notoriedade no meio digital e, desta forma, entregue o seu produto para mais pessoas que estão à procura dele.

Como resolver?

Mesmo que leve tempo, é preciso de um planejamento de médio e longo prazo, adotando técnicas de SEO e criar um cronograma adequado de publicações para o seu conteúdo.

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Aqui na Agência Q.Com, realizamos todo esse planejamento e contamos com redatores que produzem um conteúdo sob medida para auxiliar em um melhor engajamento para a sua marca, produto ou serviço.

2 – Criar conteúdo superficiais

O marketing de conteúdo tem a função de informar, entreter ou resolver alguma necessidade da pessoa. Portanto, conteúdos superficiais não geram conexão e nem o engajamento necessário, ou seja, sua marca não se torna reconhecida.

Como resolver?

Antes de produzir qualquer tipo de conteúdo, é preciso saber qual o objetivo dele. Seja aumentar a notoriedade da sua marca, relação com o seu público-alvo ou percepção de valor, é preciso se aprofundar em quaisquer temas para que eles cumpram suas funções.

3 – Deixar de atualizar ou otimizar conteúdos para SEO

7 principais erros do marketing de conteúdo e como evitá-losCriar um site e deixá-lo estagnado não trará benefício nenhum para o seu negócio, pelo contrário, ele será menos visitado pelas pessoas e não aparecerá no ranking de busca do Google.

Ninguém quer acessar um site antigo ou que não esteja na primeira página do Google, por isso, atenção com as técnicas de SEO e na manutenção constante do conteúdo, são fundamentais.

Como resolver?

Ter uma estratégia na produção recorrente do conteúdo, seja na atualização de textos ou na criação de novas páginas com o uso das técnicas de SEO, irá permitir que o seu site apareça mais nos buscadores online e, consequentemente, fazendo com que as pessoas acessem e conheçam seus serviços.

4 – Deixar de criar CTAs

O marketing de conteúdo precisa convidar as pessoas a realizarem alguma ação, que vão desde curtir, seguir, acessar o site ou clicar no botão. Não ter esses chamados faz com que o público abandone o conteúdo e não crie uma percepção adequada da sua marca.

Como resolver?

Criar CTAs ao longo do conteúdo, com chamadas atrativas que levam para algum botão ou link é fundamental. Vale destacar que é essencial utilizar uma linguagem mais persuasiva para fazer o usuário sair de um ambiente e ir para outro.

5 – Não conhecer seu público-alvo

7 principais erros do marketing de conteúdo e como evitá-losO conteúdo precisa conversar diretamente com o seu público-alvo e, por isso, é fundamental saber com quem você está falando. Se você não tem conhecimento ou o direcionamento do perfil, não é possível definir um tom de voz adequado para atender às necessidades do seu público.

Como resolver?

Para conhecer o público-alvo, é preciso definir uma persona, um cliente fictício, mas que você enxerga como o ideal para o seu negócio. Ele tem anseios, medos e necessidades e, a partir desse perfil, é possível criar um conteúdo sob medida para essas pessoas.

6 – Não pensar a longo prazo

O marketing tem o foco em: educar, encantar e fidelizar. Esses três pilares levam tempo para serem construídos, pois eles irão funcionar a partir da missão, visão e valores da sua empresa.

Achar que o marketing de conteúdo fará milagre do dia para a noite é um equívoco que muitos cometem e acabam se decepcionando por conta das altas expectativas, mas é importante que todos entendam que isso é um processo.

Como resolver?

A resolução para isso está em um planejamento estratégico a longo prazo, estabelecendo metas e prazos, além de desenvolver suas personas para que o seu conteúdo tenha o direcionamento correto.

7 – Não ter objetivos

7 principais erros do marketing de conteúdo e como evitá-losDefinir seus objetivos junto com a agência que cuida do seu marketing é o pontapé inicial, mas muitos não sabem por onde começar ou determinam metas irreais a curto prazo.

Como resolver?

Ter metas e objetivos claros, auxiliam na criação de um conteúdo mais direcionado e, desta forma, um investimento em partes que irão trazer mais resultados a partir da produção de conteúdo, como blogs ou sites.

Com objetivos bem definidos, basta a agência fazer e produzir todo o conteúdo necessário para o seu negócio criar mais notoriedade no meio digital e as pessoas reconheçam sua marca pelo que ela é, não pelo que ela vende.

A Q.Com é uma agência focada em soluções inovadoras voltadas para o Makerting na Saúde, com o objetivo de alavancar a marca para angariar novos públicos para o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos serviços.