Como o marketing pode ajudar a fidelizar o seu paciente?

Como o marketing pode ajudar a fidelizar o seu paciente?

O que é o Customer Marketing na área da saúde?

Um dos grandes desafios de diversas clínicas, consultórios e profissionais da saúde atualmente é a fidelização de pacientes. Deixando de lado estratégias de atração e conversão de públicos, o Customer Marketing tem o foco na retenção e, consequentemente, na expansão de novos clientes a partir da credibilidade gerada com sua base interna. Então, entenda como o marketing pode ajudar a fidelizar o seu paciente.

Focar no Customer Marketing envolve ações que são aplicadas diretamente naqueles que já frequentam e conhecem os seus serviços. Dentre as principais medidas adotadas, estão campanhas que valorizem o seu paciente, mas que, ao mesmo tempo, atendem às necessidades daquela pessoa.

Como trabalhar a fidelização de pacientes com a ajuda do marketing?

Existem algumas estratégias que você pode adotar para fidelizar seus pacientes, sendo elas:

Conheça seus pacientes de perto

como o marketing pode ajudar a fidelizar seu pacienteSe você possui um formulário de cadastro na primeira consulta, essa tarefa não será tão difícil. A partir dessas informações, você saberá quais os tratamentos aquela pessoa realizou em seu consultório, qual foi a última vez que veio, idade, etc.

Conhecendo seus pacientes de perto, você consegue traçar estratégias em conjunto com uma agência de marketing qualificada e, por exemplo, sugerir a realização de tratamentos preventivos ou manutenções periódicas.

Desta forma, as ações serão mais assertivas e a chance de eles retornarem após um determinado período a partir desse acompanhamento, são grandes.

Incentive que seus pacientes indiquem seus serviços

A indicação é um dos pilares do Customer Marketing, mas em vez de esperar que isso aconteça de forma espontânea, você pode realizar ações que incentivem isso, como oferecer descontos ou brindes para a base interna após o indicado fechar algum tipo de tratamento.

Isso é algo muito comum e traz resultados satisfatórios para a base de clientes, basta saber filtrar aqueles que permitem esse tipo de abordagem e têm interesse no tratamento com o desconto oferecido.

Mostre que você se importa com cada um dos seus pacientes

como o marketing pode ajudar a fidelizar seu pacienteÉ fundamental você valorizar seus pacientes de modo em que eles procurem sua clínica novamente para realizar algum tratamento. Por isso, ter uma equipe a postos para responder dúvidas com agilidade ou agendar consultas, permite que as pessoas saibam que são importantes.

Além disso, realizar ações personalizadas, como cartões de aniversário, mensagens de agradecimento ou até mesmo lembretes de próximas consultas, permite fidelizar seus pacientes.

Pós-venda é fundamental para o seu negócio!

Um dos principais problemas em diversas clínicas e consultórios é a falta de acompanhamento pós-venda que, quando não acontece, faz com que o paciente realize um tratamento pontual, deixando de fazer parte da sua base interna pela falta de acompanhamento.

O acompanhamento pós-venda, seja no incentivo de retorno com campanhas personalizadas ou até mesmo oferecendo descontos na consulta seguinte, são fundamentais em diversos aspectos para que seu paciente seja fidelizado ou indique outras pessoas devido ao bom serviço prestado mesmo após o seu tratamento.

Quais as vantagens de ter uma estratégia de Customer Marketing na sua clínica?

Existem diversas vantagens de adotar o Customer Marketing para fidelizar seus pacientes, acompanhe aqui algumas delas:

Aceitação maior em novas campanhas

como o marketing pode ajudar a fidelizar seu pacientePor conta de sua base de pacientes conhecer sua clínica, profissionais e serviços que oferecem, se torna muito mais fácil oferecer novos produtos ou fazer com que essas pessoas engajem em novas campanhas, tendo em vista que elas já estão cientes da credibilidade do negócio.

Mais barato

Segundo o autor de diversos livros e referência em Customer Marketing, Philip Kotler, conquistar novos pacientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter aqueles que já fazem parte da sua base devido a todo o estudo e acompanhamento de ações que toma mais tempo do que olhar para uma solução que já está introduzida no meio.

Vendas qualificadas

Ao estreitar as relações com seus pacientes, fazendo com que eles se sintam importantes, é possível fazer com que as indicações aconteçam de forma espontânea, fazendo com que novos clientes cheguem até a sua clínica a partir da divulgação do bom serviço prestado, somado com todo o acompanhamento feito a partir da base interna de pacientes.

Entendeu como o marketing pode ajudar a fidelizar o seu paciente? Aqui na Q.com, contamos com um time especializado para ajudar você a elaborar estratégias personalizadas para fazer com que seus pacientes tragam resultados significativos para o seu negócio.

A Q.Com é uma agência focada em soluções inovadoras voltadas para o Makerting na Saúde, com o objetivo de alavancar a marca para angariar novos públicos para o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos serviços.