14 jul Qual o melhor tráfego pago para a área da saúde?
O que é o tráfego pago e como ele funciona no segmento da saúde?
O tráfego pago envolve uma série de estratégias que têm como foco atrair novos públicos à sua clínica ou negócio através de anúncios, links patrocinados, redes sociais e sites. Atualmente, este tipo de técnica, que faz parte do marketing digital, pode ser aplicada em uma série de segmentos. Mas você sabe qual é o melhor tráfego pago para a área da saúde? Neste artigo, vamos falar sobre isso.
Com os anúncios feitos nos mecanismos de busca, como o Google, Bing ou até nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn), é possível que usuários interessados em consumir ou adquirir os serviços e tratamentos da clínica cheguem até você.
Seja investindo em blog, sites, e-books e posts, novos visitantes conhecerão a sua clínica e terão mais chances de se tornarem pacientes em potencial para alavancar e divulgar o seu negócio.
Mesmo que todos visem o crescimento orgânico no meio digital, é fundamental que uma estratégia seja traçada para atingir este objetivo, sendo o tráfego pago uma forma de dar o primeiro passo rumo à visibilidade orgânica da sua clínica na internet.
Tráfego pago x orgânico
Como o nome sugere, a principal diferença entre o pago e o orgânico é o investimento feito. Enquanto na primeira opção é preciso aportar um determinado valor em ads, na segunda há uma série de visitas ou procuras voluntárias que ocorrem em função da consolidação da marca da clínica ou dos serviços prestados.
Embora o tráfego orgânico seja algo natural, é fundamental ter um planejamento inicial no tráfego pago para filtrar o público e difundir o seu produto, seja através do seu site, blog, e-book ou posts nas redes sociais.
Quais as principais ferramentas de tráfego pago?
Existem diversas plataformas e ferramentas que possibilitam a estratégia para tráfego pago. Contudo, os diferentes canais possuem públicos distintos e, por isso, é preciso de um planejamento adequado para que o investimento seja feito da forma correta e o objetivo de atrair novos visitantes e interessados em consumir ou adquirir os serviços, seja atingido.
Dentre as principais ferramentas para gerar tráfego pago na saúde, estão:
Facebook Ads
O Facebook Ads é uma ferramenta que possibilita publicar posts patrocinados a fim de divulgar um tratamento ou promoções exclusivas por períodos limitados, por exemplo.
Para atingir o público adequado, a plataforma permite que você personalize os anúncios conforme a estratégia de tráfego pago, filtrando por gosto e preferências dos usuários de maneira que sejam impactados por este tipo de publicação.
Google Ads
Talvez a principal plataforma para gerar tráfego pago, o Google Ads posiciona sua página nos resultados de busca, permitindo que seu site apareça na primeira página no buscador.
Contudo, vale destacar que, para que o site ou respectiva página estejam bem ranqueados, é preciso que o conteúdo seja desenvolvido utilizando técnicas de SEO, focadas em palavras-chave que gerem buscas orgânicas, mas que auxiliam no tráfego pago também.
Através das métricas que a própria ferramenta dispõe, é possível acompanhar a performance da campanha e analisar pontos que podem melhorar, ajustando-os de acordo com as estratégias de marketing para o seu negócio.
Instagram Ads
Por sua vez, o Instagram é uma rede social que possui uma vasta possibilidade de divulgação para tráfego pago, uma vez que a plataforma comporta vídeos, fotos, links e textos para atingir a grande quantidade de pessoas que navegam pelo feed.
Em conjunto com o Facebook Business, você consegue gerenciar sua campanha nas duas redes sociais mais populares do mundo, permitindo um maior alcance para o seu tráfego.
Afinal, qual é o melhor tráfego pago para a saúde?
O melhor tráfego pago para a saúde dependerá da estratégia e objetivos do cliente com relação ao seu negócio. Para isso, é preciso conhecer o seu público e ter um objetivo claro em mente, além de um serviço de qualidade para ser prestado.
Se você criou um site novo e quer divulgá-lo para o seu público-alvo, ou os resultados de visitas a curto prazo não estão sendo satisfatórios, investir no tráfego pago pode ser a solução para gerar mais movimentação de usuários, a fim de consolidá-lo organicamente.
Nas redes sociais, se o foco é divulgar os serviços através de posts pagos para conquistar novos pacientes à sua clínica, o tráfego pago pode ajudar também.
Contudo, é fundamental que haja um estudo acerca do público-alvo, visando filtrar e qualificar a pessoa que chega na clínica para a realização do tratamento. Por isso, as estratégias de marketing digital são de suma importância para uma campanha de tráfego pago assertiva.
Vantagens de investir no tráfego pago na área da saúde
Adotar a estratégia de tráfego pago na área da saúde permite uma série de vantagens para o seu negócio, visto que este é só o primeiro passo para que sua marca seja reconhecida e encontrada organicamente no meio digital.
Dentre as principais vantagens em realizar este investimento, estão:
- Aumentar a visibilidade da sua clínica, tornando-a mais relevante em meio às concorrentes;
- Melhorar sua reputação no Google, já que um site bem estruturado possibilita que as pessoas permaneçam mais tempo em uma página e faz com que o buscador melhore o posicionamento orgânico do seu site;
- Possibilitar mais conversões, uma vez que é possível segmentar sua campanha em pessoas que já estão decididas em adquirir um determinado serviço, mas ainda não encontraram na internet.
Na Q.com, você conta com um time de especialistas em marketing digital, que irão traçar um planejamento estratégico para o tráfego pago na área da saúde, além de outras abordagens que irão auxiliar sua clínica a angariar mais pacientes através de uma maior visibilidade no meio digital.
Ainda está em dúvida se vale à pena investir em tráfego pago para o seu negócio na área da saúde? Fique tranquilo! Temos um conteúdo completo que vai te ajudar a tirar todas as dúvidas sobre o assunto.
A Q.Com é uma agência focada em soluções inovadoras voltadas para o Makerting na Saúde, com o objetivo de alavancar a marca para angariar novos públicos para o seu negócio. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre nossos serviços.