Se você está dando os primeiros passos para iniciar um trabalho de SEO para o seu consultório, tenha em mente que o blog é um dos pilares mais importantes para o sucesso da sua estratégia de conteúdo. Mas, por onde começar?
Sabemos que o primeiro passo, apesar de ser o mais importante, é também o mais difícil – ainda mais para profissionais que não estão acostumados com todas as nuances existentes no marketing digital. Por isso, elaboramos um artigo completo para te ajudar a entender a importância de um blog para empresas da área da saúde, bem como as etapas necessárias para que você tenha sucesso em sua empreitada. Preparados?
Se você pretende fazer um blog da área da saúde, a primeira coisa que deve ter em mente é justamente a resposta para essa pergunta. Caso você ainda não saiba, não precisa se preocupar, esse tópico existe justamente para te explicar.
Começando pela parte técnica, o blog é fundamental para qualquer empresa, independente da área, que deseja ter sucesso com estratégias de posicionamento no Google – o famoso Search Engine Optimization (SEO). Um blog bem otimizado para os mecanismos de busca pode melhorar de forma considerável a visibilidade online da sua empresa.
Consequentemente, com mais visibilidade, você poderá atrair mais tráfego para o site e aumentar as chances de conquistar novos pacientes e clientes. Um blog com informações relevantes também ajuda a trazer mais credibilidade para a sua marca e, dependendo do trabalho realizado, é possível até mesmo destacar o nome da sua empresa como autoridade em determinados assuntos.
Por fim, um blog também pode servir para te ajudar a construir uma relação de confiança entre o seu público atual. Levando em conta o momento atual do mercado, onde estudos apontam que manter um cliente ativo pode ser até vinte e cinco vezes mais econômico e lucrativo do que conquistar novos, fica fácil justificar a importância dessa ferramenta para a fidelização do seu paciente.
Está convencido que o seu consultório precisa de um blog e quer começar com essa estratégia o quanto antes? Não se desespere. Antes de mais nada, é importante que a sua empresa possua um site funcional. Afinal de contas, o site é o pilar central de toda estratégia do marketing digital e pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de qualquer ação.
Sua empresa ainda não possui um site ou ele está defasado? A Q.com pode te ajudar nessa etapa, fundamental para a sua estratégia de comunicação digital. Para saber como, basta clicar no botão abaixo para conversar com um membro da nossa equipe.
Tendo um site estável e funcional, vamos seguir para a segunda etapa, que será justamente a criação do blog. Essa é uma parte um pouco mais técnica que vai depender de diversos fatores, inclusive a plataforma em que o seu site foi montado.
Ainda assim, você precisa ter em mente que o seu blog precisa ser funcional, estar bem localizado nas páginas principais do seu site (para que os usuários possam saber que ele existe e acessá-lo facilmente) e, acima de tudo, proporcionar uma experiência agradável aos seus leitores.
Aqui, torna-se imprescindível a atuação de um webdesigner. Somente este profissional será capaz de criar um blog com todos os requisitos citados acima, sem que prejudique o projeto do site em si.
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Com o blog montado e devidamente programado em seu site, partimos para uma etapa de alta importância para a sua estratégia de comunicação: a produção de conteúdo. Isso porque, de nada vai servir um blog bem estruturado se o conteúdo não for a altura dele.
Nesta etapa, é importante fazer um estudo para entender qual o tipo de conteúdo que o seu paciente/cliente deseja ler, e não o que você acredita que ele deva saber. Em especial para empresas da área da saúde, também é crucial que você evite utilizar termos complexos, já que o público do seu blog será composto, em sua maioria, de pessoas leigas no assunto.
Para começar, você pode elaborar uma lista de pautas com as “dores comuns” entre os seus pacientes – o que fez eles irem atrás dos serviços da sua empresa. Por exemplo, uma pessoa que está à procura de um pediatra, muito provavelmente irá atrás de conteúdos que abordem a saúde infantil, como sintomas de determinadas doenças, prevenção, dicas, etc.
Após definir as pautas, o passo seguinte será estudar as palavras-chave que circundam o tema. Para quem ainda não está familiarizado com o termo, a “palavra-chave” é, literalmente, a palavra que o usuário irá digitar no Google para procurar um conteúdo, produto ou serviço para a sua necessidade.
Por exemplo, é bem provável que uma pessoa com dor de dente, antes mesmo de agendar uma consulta com um dentista, vai procurar no Google os sintomas para encontrar a solução. Diante disso, ele utilizará termos como “dor de dente”, “dente cariado”, “tratamento de canal”, etc.
Os conteúdos que vão aparecer nas primeiras posições da pesquisa desse paciente serão aqueles que, para o Google, estão mais próximos para satisfazer a busca do usuário. Para isso, ele utiliza uma fórmula própria para identificar os conteúdos com mais qualidade, levando em consideração a quantidade de palavras similares a que ele pesquisou, tempo de carregamento da página, número de acessos, o tempo médio em que os usuários permanecem na página, entre outros.
Por isso, para produzir um conteúdo de sucesso para o blog da sua empresa, é preciso levar em consideração todos esses fatores. Isso porque, mesmo que o seu blog esteja bem programado e com a quantidade certa de palavras-chave nos conteúdos, se os textos não forem interessantes para o seu público, o posicionamento do site será prejudicado e, consequentemente, o seu número de visitantes.
A atuação do marketing para a área da saúde é muito complexa, e exige que o profissional responsável entenda todas as nuances presentes dentro dela. Isso porque, os conselhos regionais (CRM, CRO, CRP e afins) estabeleceram regras para que a concorrência entre os profissionais e empresas deste ramo não seja, digamos, injusta.
Isso significa que há uma lista extensa de proibições, que limitam muito o que você pode fazer para divulgar os seus serviços. Uma das restrições mais famosas, e que recentemente foi alterada, era a proibição do uso de materiais relatando antes e depois de pacientes nos sites e redes sociais das empresas e profissionais de saúde.
Ou seja, dependendo do tipo de conteúdo que você for produzir em seu blog, em especial materiais “sensacionalistas” ou que explorem de forma explícita alguma vantagem da sua clínica em detrimento de seus concorrentes, o conselho regional da área responsável poderá até mesmo multar sua empresa.
Existem muitos casos de empresas que cumprem todos os requisitos para que o seu site tenha um bom posicionamento no Google e, ainda assim, não conseguem alcançar o seu objetivo. Isso acontece, também, devido a alta concorrência na internet, que cresce a cada dia. Para se ter uma ideia, o volume de dados criado nos últimos anos é maior do que todo o conteúdo produzido na história da humanidade.
De acordo com um estudo feito pela Social Good Brasil, a produção de dados dobra a cada dois anos e a estimativa em 2022 aponta que foram gerados mais de 35 trilhões de gigabytes de conteúdo. Então, o que fazer para se destacar nesse imenso oceano repleto de concorrentes?
Uma alternativa eficaz é trabalhar com estratégias cruzadas, que unem o que há de melhor em cada ferramenta disponível no marketing digital. Por exemplo, você pode impulsionar os artigos do blog da sua empresa no LinkedIn em busca de profissionais que possam requisitar os seus serviços – como RH ou Enfermaria – e incentivar o número de acessos.
Desta forma, ao aumentar o número de acessos, o seu site começará a ter maior qualidade entre os parâmetros do Google e, consequentemente, será melhor posicionado no ranking das pesquisas. Em contrapartida, se o impulsionamento for feito com um conteúdo de baixa qualidade, o efeito da ação pode ser reverso.
Lembramos a você que um conteúdo de baixa qualidade em seu blog também pode prejudicar o posicionamento do seu site. Isso porque, mesmo que as outras páginas do seu site tenham uma boa média de acessos, se o tempo de permanência nos artigos do seu blog for baixo, o Google vai entender que ele não possui a qualidade para estar em posições elevadas – o que pode provocar uma queda gigantesca de posições no ranking.
Por isso, se você quer iniciar uma estratégia de produção de conteúdo e criar um blog para o seu consultório, o melhor a se fazer é contatar profissionais qualificados para fazer este serviço. A Q.com é uma agência de comunicação especializada em atender empresas e profissionais da área da saúde.
Contamos com profissionais experientes e que entendem todas as nuances que envolvem o trabalho para que a produção do seu blog seja feita de uma forma que possa trazer sucesso para todas as suas ações de marketing. Quer saber mais? Clique no botão abaixo e converse agora mesmo com um membro da nossa equipe.
Se você está interessado em marketing na área da saúde, não deixe de conferir os posts recentes da nossa agência. Temos conteúdos relevantes para profissionais e estudantes da área, além de dicas para quem quer se destacar no mercado.
Veja quais ações o conselho da sua área da saúde permite para que você possa divulgar seus serviços de forma legal e não ter problemas para o seu negócio.
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