O SEO tem papel fundamental na divulgação do negócio/marca no meio digital, tornando a clínica, consultório ou profissional, notórios perante o principal buscador do mundo, o Google.
Através das buscas realizadas e as estratégias de Search Engine Optimization feitas, aparecer na primeira página do buscador irá influenciar diretamente na captação de novos clientes/pacientes, tornando a sua clínica uma referência no meio digital, impactando no meio físico.
Sabendo da importância do SEO, separamos os principais temas para que você possa entender mais sobre e como isso pode ajudar a melhorar o seu negócio no meio digital.
Também chamado de Search Engine Optimization, o SEO envolve uma série de técnicas de marketing digital para melhorar o posicionamento de blogs, páginas e sites, a fim de melhorar os acessos e, consequentemente, proporcionar resultados orgânicos.
Além de atuar no aspecto orgânico, que envolvem acessos por pessoas interessadas no seu conteúdo, o SEO também atua como uma forma de divulgar a marca para os usuários, tornando-a conhecida, em alguns casos, lucrativa.
Criado em 1991, mas popularizado somente em 1996 esta estratégia surgiu a partir da necessidade de estruturar a navegação entre as páginas para deixar tudo o mais intuitivo possível para o usuário.
Sergey Brin e Larry Page, os pioneiros na criação de um buscador com estratégias de SEO para facilitar os resultados para os usuários, fundaram a BackRub, que logo em seguida se tornou o Google, o buscador mais popular do mundo.
Embora o Google seja o mais popular, outros buscadores também utilizam o SEO, como o Bing e Yahoo, este último foi um dos pioneiros na otimização de busca na internet já nos anos 90.
Desde a sua criação, o Search Engine Optmization está em constante evolução, tendo em vista que as tendências orgânicas mudam e a tecnologia também, possibilitando novas estratégias e conceitos.
Com tal evolução, especialmente por conta da Inteligência Artificial (IA), os fatores de ranqueamento podem mudar, além disso, a experiência do usuário deve se tornar cada vez mais personalizada, uma vez que o Google leva em consideração as avaliações constantes feitas pelo usuário, especialmente no que diz respeito à pesquisa de produtos.
Os buscadores, especialmente o Google, realizam uma varredura constante em toda a sua rede para avaliar os fatores de ranqueamento das páginas e mudar a classificação a partir da página de resultados de busca.
O Google é o buscador mais acessado do mundo, com cerca de 260 bilhões de visitas no primeiro trimestre de 2022, segundo o site Smilarweb, que monitora uma série de aspectos na internet.
Só o Brasil, ainda segundo o site de dados, cerca de 4,36% do total de todas as buscas feitas acontece aqui, ficando atrás apenas da e Índia (4,43%) e dos Estados Unidos (27,15%), que lidera a porcentagem de acessos.
Por isso, ser relevante perante as condições do Google é fundamental para melhorar o negócio através do meio digital, uma vez que os usuários tendem a acessar os primeiros três links que aparecem de sugestão na busca.
Segundo o Advanced Web Ranking e a Resultados Digitais, 1 a cada 3 cliques acontecem no primeiro link disponível na busca do Google e, para um determinado site chegar nessa posição, é preciso atender as técnicas de SEO para que o resultado seja atingido.
Para que a página consiga atingir o objetivo de estar na primeira página do principal buscador do mundo, é preciso atender a algumas exigências, sendo elas:
O rastreamento é a etapa onde os robôs do Google fazem uma avaliação constante, que analisa se o conteúdo e estrutura estão de acordo, a quantidade do número de acessos àquela página, presença de links e se houve sites que foram criados ou adicionados.
Caso o blog, página ou site atenda às exigências do buscador com um trabalho de SEO bem definido, a URL (ex. www.seunegocio.com.br) é indexado no banco de dados.
Com isso, quando a pesquisa for feita pelo usuário, o Google irá determinar quais páginas são mais relevantes e que deverão atender aos fatores de ranqueamento que são exigidos pelo buscador para que o conteúdo chegue à primeira página.
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Como o nome sugere, o SEO on page possui tudo o que você faz dentro da página, com técnicas que se somam com a estratégia e conteúdo, por isso, é preciso pensar na construção de uma página como um todo para torná-la intuitiva para o usuário, com uma linguagem clara e de fácil compreensão.
Apesar de as palavras-chave serem importantes, elas se somam a uma série de outros fatores na construção de uma página atrativa perante os buscadores, pois a presença de imagens, vídeos e até mesmo a frequência que o conteúdo é postado, influenciam nos acessos orgânicos.
Por sua vez, o SEO off page envolve o que é feito fora da página, como redes sociais, avaliações positivas no Google, menções à marca em outros sites sem links. Todos esses fatores irão influenciar os usuários a pesquisarem sobre o determinado site/página que é referência, transmitindo autoridade.
Existem mais de 200 fatores de ranqueamento do Google e eles são avaliados constantemente. Contudo, os principais são:
Como já mencionado, a soma destes e outros fatores de SEO, influenciam diretamente no posicionamento da página e, caso não atendem a estas exigências, o conteúdo será prejudicado pela falta de acessos.
Os fatores de ranqueamento off page envolvem a autoridade que a sua marca tem com base em:
Para contextualizar, backlinks são sugestões para estimular o leitor a procurar mais sobre um determinado assunto dentro da página e isso é fundamental para melhorar a navegação do usuário e proporcionar a difusão da marca.
Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao pontapé inicial, por isso, é fundamental ter uma agência de Marketing Digital especializada para ajudar e traçar o planejamento junto com o cliente.
Na Q.Com, contamos com profissionais especializados em marketing para a saúde, que irão traçar estratégias de SEO para que o seu negócio seja notado no meio digital e traga frutos para a sua clínica ou consultório.
Para começar a estratégia de Search Engine Optimization, a pessoa deve:
A definição de seus objetivos são fundamentais para a estratégia de SEO e para isso, é preciso saber o que estas técnicas podem fazer para seu blog, site ou página, sendo estas possibilidades:
Com base esses objetivos, é possível avaliar se os resultados surtiram efeito ao final do processo ou se estas estratégias precisam ser repensadas para melhorar o posicionamento orgânico da página.
A persona é a criação de um cliente fictício, mas ideal para a empresa, com dúvidas, dores e necessidades para consumir os serviços que o negócio oferece.
Construir uma persona possibilita que as estratégias de Search Engine Optimization sejam feitas com base no público que a empresa quer impactar, influenciando na forma de comunicar e também no uso das palavras-chave para a criação de conteúdo relevante para as necessidades da persona.
Vale destacar que, apesar de o SEO exigir uma estratégia minuciosa e bem trabalhada, os resultados não ocorrem do dia para a noite, tendo em vista de que é preciso um constante trabalho e ajustes pontuais para que o blog, página ou site atendam às exigências dos buscadores. Por isso, a paciência é um fator primordial para o sucesso das técnicas.
No que diz respeito ao marketing para a saúde, as estratégias de SEO mencionadas auxiliam na divulgação da marca/ consultório para trazer mais pacientes.
Divulgar a clínica, profissionais que compõem o corpo clínico, páginas com especialidades e tratamentos para os mais diversos problemas possibilita um site com um conteúdo bem estruturado e de acordo com as necessidades dos usuários.
Neste meio, criar uma autoridade no assunto que envolve o bem-estar das pessoas, é fundamental e através da otimização para os buscadores de busca em conjunto com uma agência de marketing digital experiente, permitem resultados significativos.
+ Como o SEO pode ajudar na área da saúde?
Por isso, a Q.Com está atenta aos mínimos detalhes para atender às exigências do Google para criar um site completo, com um conteúdo atrativo, navegação intuitiva e de qualidade para que os usuários possam ser convertidos em pacientes.
Se você está interessado em marketing na área da saúde, não deixe de conferir os posts recentes da nossa agência. Temos conteúdos relevantes para profissionais e estudantes da área, além de dicas para quem quer se destacar no mercado.
Veja quais ações o conselho da sua área da saúde permite para que você possa divulgar seus serviços de forma legal e não ter problemas para o seu negócio.
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