Podemos dizer que a identidade visual é o coração de todas as interações humanas. É ela que vem à nossa mente quando pensamos em determinadas pessoas, marcas, produtos e até mesmo lugares.
Com uma identidade visual bem trabalhada, sua empresa terá o destaque necessário para competir com os principais nomes em seu segmento e até mesmo aparecer como a primeira opção de produtos ou serviços para potenciais novos clientes.
Neste texto, vamos explicar a importância da identidade visual para a sua empresa e como ela pode ser determinante para o sucesso do seu negócio como um todo a médio e longo prazo.
A identidade visual é como se fosse um RG da imagem de uma pessoa, marca, lugar, produto, etc. Ela é composta daquelas características únicas que as tornam reconhecíveis, confiáveis e memoráveis para nós. Em um negócio ela funciona da mesma forma.
Sem elementos visuais fortes, marcantes ou que refletem os valores da sua empresa, o público pode não reconhecer, valorizar ou lembrar da sua empresa quando precisar dela. Por isso, você precisa de qualidades distintivas que vão destacar a sua marca em meio à concorrência no mercado.
E quando falamos em identidade visual, não estamos apenas mencionando a marca da empresa, mas sim tudo que engloba ela, como nome, cores, logo, entre outros. Utilizando um exemplo clássico, quando você vê as cores vermelho e amarelo, qual o primeiro nome de marca que vem à sua cabeça? É bem provável que a resposta tenha sido McDonald’s. Mas, por que isso acontece?
Se você prestar atenção, poderá perceber que quase todos os materiais do McDonald ‘s, incluindo posts em redes sociais, embalagens, comerciais na TV, entre outros, possuem essa combinação de cor – que não foi escolhida por mero acaso. Todos esses elementos, trabalhando em conjunto, fazem você relacioná-los à marca da empresa de forma quase imediata e é justamente isso que uma identidade visual bem construída pode fazer por sua empresa.
A identidade visual é um componente de extrema importância na identidade de uma marca, mas isso não quer dizer que elas são a mesma coisa. Existem diferenças-chave entre as duas, que vamos explicar agora.
De forma resumida, a identidade visual nada mais é do que o jeito como as pessoas enxergam sua empresa e produtos quando interagem com ela. É a aparência externa da sua marca.
Já a identidade de uma marca vai além da aparência visual e cobre tudo o que faz a sua marca ser viva: tom de voz, história, valores, missão, persona, estilos, proposta de negócio, e muito mais. É a externalização de quem a sua marca é e como ela quer ser vista no mercado.
Por exemplo, se uma empresa fosse um carro, sua identidade visual não seria apenas a cor de sua pintura, envolveria também o som do motor, seu formato (compacto ou esportivo) e até mesmo o acabamento interior. Desta forma, podemos dizer que a identidade da marca é o jeito que o carro faz as pessoas se sentirem, como ele é dirigido e a sua reputação em termos de conforto, desempenho e segurança.
Somos especialistas em marketing. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre identidade visual!
Uma identidade visual é essencial para uma empresa, pois ajuda a criar uma representação consistente de uma marca, que permite os consumidores reconhecê-la facilmente. Uma identidade visual sólida entre todos os seus produtos e ações de marketing, pode te ajudar a diferenciar seus serviços e produtos de outros competidores, além de criar credibilidade e uma relação de confiança com os seus consumidores, tornando o público ciente tanto sobre a sua existência, quanto sobre a qualidade do que ela oferece.
A seguir, separamos alguns motivos que explicam porque qualquer empresa, pequena ou grande, deve investir na criação e consolidação de sua própria identidade visual no mercado:
Só precisa de uma fração de segundos para um consumidor formar uma opinião sobre a sua marca. No primeiro momento que eles encontrarem um pacote, aplicativo ou acessarem o site de sua empresa e identificarem um trabalho genérico ou mal elaborado, logo vão assumir que você não preza tanto pela qualidade dos serviços e, por isso, não fecharam negócios com você.
É importante ter uma identidade visual definida, ainda mais em um mundo incessantemente ligado ao aspecto visual. Para você ter uma ideia, anualmente, a demanda por serviços de imagens e vídeos está crescendo tanto que se espera que o mercado de produção de conteúdo visual movimente cerca de 1.4 bilhões de dólares até 2026.
O marketing de conteúdo também está se tornando cada vez mais visual e, hoje, cerca de 54% dos materiais produzidos incorporam de 91 a 100% de visual em suas estratégias. Por isso, se você não tiver uma identidade visual coesa e que engaje o seu público, ao mesmo tempo que não esteja alinhada com a proposta dos seus serviços ou valores de sua empresa, você poderá perder-se em um verdadeiro mar de concorrentes mais capacitados.
Pessoas interagem mais com conteúdos visuais do que qualquer outro tipo de informação externa, desde o momento em que saem do ventre. Ter uma identidade visual que está alinhada com seu propósito e conversa com as necessidades e desejos do seu público irá turbinar a afinidade dele com a sua marca, permitindo que as pessoas possam absorver, reter e assimilar de forma ainda mais proveitosa qualquer tipo de informação que sua empresa comunicar.
Criar uma identidade visual não é como fazer uma receita de bolo. Cada marca e empresa, assim como as pessoas, são únicas – mesmo que existam outros produtos ou serviços similares ao seu no mercado.
Isso significa que não basta pegar um monte de cores, fontes e imagens que são usadas em seu segmento, mesclá-las e considerar o seu trabalho pronto! É preciso um manuseio estratégico em todo o processo para que os resultados alcançados sejam os mais assertivos possível.
Por isso, o melhor a se fazer é buscar ajuda profissional para criar a identidade visual da sua marca, independente do tamanho da sua empresa. Ela pode ser determinante para o futuro do seu negócio como um todo, do posicionamento ao público-alvo.
Na Q.Com você conta com o auxílio de uma equipe especializada em branding e design para criar a sua identidade visual. Faremos um estudo completo do seu mercado para identificar o melhor caminho para a sua marca, em conjunto com os valores da sua empresa e como você deseja posicioná-la no mercado.
Se você ainda não tem uma identidade visual definida, ou a sua marca atual não está alinhada aos propósitos e objetivos da sua empresa, saiba que podemos te ajudar. Entre em contato em um de nossos canais agora mesmo e agende uma conversa para que a nossa equipe possa te orientar ao caminho certo.
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