As estratégias de tráfego pago surgem como primeira alternativa para quem deseja movimentar a sua presença digital. Mas, será que elas realmente valem a pena?
Se você é um empreendedor da área da saúde ou deseja impulsionar os resultados da sua clínica, é bem provável que você já tenha se deparado com a alternativa de trabalhar com tráfego pago. Apesar de ser uma opção que agrada aos olhos de qualquer leigo, nem sempre esta é a estratégia ideal para o seu tipo de negócio, principalmente neste segmento do mercado.
Então, como saber se o tráfego pago é a melhor escolha para sua clínica? A resposta para essa e outras perguntas você vai encontrar neste conteúdo exclusivo que a Q.com preparou sobre o tema. Preparado? Vamos nessa!
Primeiramente, é importante saber o que este termo significa. O tráfego pago é como chamamos o público que chega ao seu site ou redes sociais através de estratégias que demandam investimentos financeiros. Isso significa que é possível conquistar tráfego gratuitamente? Sim, mas vamos falar sobre isto mais adiante.
Existem diversas formas de você atrair pessoas para o seu negócio com estratégias de tráfego pago, sendo a mais popular delas a rede de anúncios de links patrocinados do Google – ou Google Ads, para os íntimos. Também é possível fazer esse trabalho de captação em outras plataformas, como o Meta Ads (pertencente ao mesmo grupo de Instagram e Facebook) e o LinkedIn Ads.
O modus operandi de uma boa estratégia de tráfego pago vai depender do público que a sua clínica quer impactar. A forma com que cada agência de marketing trabalha é distinta, mas podemos dizer que aqui na Q.com nós fazemos a construção de uma persona – que nada mais é do que um arquétipo fictício do que seria o cliente atual.
Nesse modelo, tudo começa por um estudo para descobrir onde o público está presente, qual o tipo de conteúdo que ele gosta de consumir e como a nossa agência pode ser útil para ele. Por exemplo, onde uma clínica (neste caso o profissional responsável) que está procurando aperfeiçoar o seu marketing digital vai fazer a sua pesquisa? Após entender o comportamento deste potencial cliente, será feita uma análise de como está a concorrência e quanto de orçamento teremos que disponibilizar para alcançar os resultados que consideramos ideais.
O trabalho com as clínicas e empresas da área da saúde não é diferente. Neste caso, é feito um estudo ainda mais profundo, que está ligado diretamente com o comportamento da pessoa de acordo com as suas mais variadas características. Quanto mais segmentado for o serviço, e mais próximo for o nosso conceito da persona do real público ideal do nosso cliente, melhores serão os resultados da campanha de tráfego pago.
Somos especialistas em marketing para área da saúde. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre tráfego pago!
A resposta para essa pergunta vai depender exclusivamente do comportamento do seu público. Por exemplo, se o seu negócio é uma clínica estética, é bem provável que o seu público seja alguém preocupado com a sua imagem e goste de consumir conteúdo relacionado à beleza – sendo assim, o Instagram é o ideal.
Agora, digamos que a sua clínica oferece um serviço bem específico, como cirurgias ortopédicas. Neste caso, podemos supor que o paciente vai fazer uma busca para encontrar profissionais que possam resolver o seu problema de forma direta, sendo que as campanhas de tráfego pago devem ser trabalhadas pelo Google.
Entretanto, nem sempre as campanhas de tráfego pago serão a melhor alternativa para o seu negócio. Por ser um público bem variado, por mais que a campanha seja segmentada, você ainda corre o risco de encontrar pessoas que priorizem preço ao invés de qualidade. Isso significa que se você é uma clínica que oferece serviços de saúde de forma particular e busca um perfil de paciente que saiba valorizar a importância dos serviços oferecidos, as campanhas de tráfego pago podem trazer resultados aquém do satisfatório.
Como falamos anteriormente, é possível atrair novos visitantes para o site ou redes sociais da sua clínica sem depender exclusivamente das estratégias de tráfego pago – e o melhor de tudo, sem investir em anúncios. Nestes casos, é utilizada uma técnica chamada Search Engine Optimization, o popular SEO, que, na tradução livre, significa “otimização para o mecanismo de busca”.
Este é um tema bem amplo e complexo. Porém, de forma resumida, podemos dizer que uma estratégia de SEO depende exclusivamente de conteúdos criados com base no funcionamento do algoritmo de posicionamento do Google – este que é o responsável por levar a sua página às primeiras posições no mecanismo de pesquisa, sem precisar pagar por isso.
Para facilitar, segue aí um exemplo:
Uma pessoa que está com dor de dente vai pesquisar no Google um consultório perto da casa dela. As primeiras opções, onde está escrito anúncio abaixo do link, pertencem a clínicas que pagaram para estar lá, em uma espécie de leilão. Quanto mais alto for o lance, melhor posicionada estará a clínica.
Abaixo desses resultados pagos, o Google utiliza um mecanismo que faz uma matemática complexa para classificar os melhores resultados para a busca do usuário levando em consideração pontos como: o número de vezes que o termo aparece na página, o tempo de carregamento, a quantidade de acessos feitos por pessoas com pesquisas similares e o tempo que cada uma delas passa dentro da página.
Isso significa que, com um trabalho bem feito de SEO, é possível que o site da sua clínica alcance a primeira página do Google sem ter que pagar pelas visitas ou impressões.
De qualquer forma, esta é uma estratégia que, apesar de não exigir investimentos financeiros, depende do desenvolvimento de conteúdo, que deverá abastecer de forma contínua o seu site com materiais que sejam, ao mesmo tempo, atrativos para quem lê e atinja uma boa “pontuação” nos requisitos de posicionamento do Google para alcançar as primeiras posições.
Se você está na dúvida, ou pretende fazer o trabalho de tráfego pago por conta própria, o melhor é não apostar. Uma campanha bem feita demanda um trabalho sofisticado, que vai muito além de pagar um boleto e esperar a magia acontecer.
Na maioria das vezes, essas experiências trazem resultados desagradáveis, que traumatizam a pessoa (o dentista, ou dono do negócio) a trabalhar com o tráfego pago – fechando assim uma porta que oferece inúmeras oportunidades de crescimento. Por isso, o melhor a se fazer é buscar auxílio profissional, para guiar a sua clínica no caminho certo rumo aos seus objetivos, sejam eles voltados ao fortalecimento da sua marca ou simplesmente na conquista de novos pacientes recorrentes.
Muito mais do que marketing digital, a Q.Com é uma agência de comunicação que atende em todo o Brasil e tem como foco atender empresas, clínicas e profissionais da área da saúde com serviços integrados que vão ajudar o seu negócio a crescer de forma consistente e saudável.
Aqui você encontrará diversas opções, além do tráfego pago, para fazer a sua clínica alcançar os resultados que você tanto deseja, de forma assertiva e com uma equipe dedicada à evolução do seu negócio. Se você chegou até aqui, temos uma surpresa! A seguir, você encontrará um e-book exclusivo que vai guiar a sua clínica rumo aos primeiros passos no marketing digital. Clique no botão abaixo e receba ele gratuitamente agora mesmo!
Se você está interessado em marketing na área da saúde, não deixe de conferir os posts recentes da nossa agência. Temos conteúdos relevantes para profissionais e estudantes da área, além de dicas para quem quer se destacar no mercado.
Veja quais ações o conselho da sua área da saúde permite para que você possa divulgar seus serviços de forma legal e não ter problemas para o seu negócio.
Veja quais ações o conselho da sua área da saúde permite para que você possa divulgar seus serviços de forma legal e não ter problemas para o seu negócio.
Veja quais ações o conselho da sua área da saúde permite para que você possa divulgar seus serviços de forma legal e não ter problemas para o seu negócio.
Somos especialistas em marketing para área da saúde. Entre em contato com a gente e saiba o que podemos fazer!